top of page
  • Secom

Comunicar a Palavra por meio da catequese é missão de todos nós

O Laboratório Bíblico de Catequese da Arquidiocese de São Luís, em parceria com a Paulinas Livraria, acontece em clima de alegria, fé e aprofundamento


Por Euzimar Jesus Rosa

Comunicação Paulinas


Participantes reuniram-se em frente à Igreja da Glória, em São Luís. Foto: Euzimar Jesus Rosa

O dia de Domingo (12 de setembro), iluminado pela luz forte do sol da Ilha do Amor e pelo calor da vida a se refazer depois de tantas perdas, foi avivado pela força do Santo Espírito de Deus – assim, todos os presentes no salão da Paróquia da Glória, no bairro da Alemanha, em São Luís do Maranhão, se sentiam contemplados pelo amor e pelo exemplo de Paulo Apóstolo, homem de fé e propagador da Boa-Nova (o Querigma). Grande missionário da Palavra – Apóstolo e comunicador das multidões. Desbravador dos areópagos de ontem, de hoje (por meio de outras vozes) e de amanhã – com novos profetas a serviço da Comunicação e do Reino de Deus.


Há quase dois anos as atividades catequéticas foram paralisadas em todas as dioceses da Igreja Católica no Brasil, devido à pandemia da Covid-19. Momento de dor, de perdas, de tantos “ais” em pedidos de socorro. Hoje ressignificados em novos recomeços, sustentados pela fé e pela esperança.


Um retorno diferente


Após muitos catequistas já terem tomado a segunda dose da vacina no Maranhão, as pastorais estão retomando aos poucos as suas atividades. O Laboratório de Catequese teve a participação de várias pastorais durante o evento. Fato singular, pois há muitos anos não se via um evento reunir pessoas de todas as pastorais da arquidiocese. Demonstração de amor e de uma Igreja em saída para levar avivamento aos seus membros em tempo de pandemia.


A Comissão Arquidiocesana de Catequese de São Luís, representada pela senhora Mariléa Castelhano, por Glecio Sandro e equipe, agradeceu com palavras e gestos concretos o evento tão bonito: “É momento de graça, uma bênção e uma confirmação autêntica do nosso batismo. Uma verdadeira liberdade, assim como uma entrega a serviço do Reino, seguindo os passos do apóstolo Paulo, que anunciava Jesus Cristo aos povos! Hoje somos nós que nos sentimos motivados pela presença de cada membro de pastoral, em especial dos catequistas, mas também da Paulinas, em especial da irmã Cristiane, que, além de fazer um trabalho com amor e atenção, nos apresentou um trabalho autêntico de fé”, comentou Mariléa Castelhano.


Esperança que nasce da Palavra


A irmã Cristiane Rodrigues de Melo, fsp, formada em Filosofia, Teologia, Espiritualidade, Comunicação e Catequese, emocionada com o resultado do Laboratório Bíblico Catequético, agradeceu a todos os presentes e reafirmou a palavra de Paulo: “‘Todos vós sois UM só em Cristo Jesus’ (Gl 3,28d). Eu, como irmã Paulina, gosto de falar e chamar as pessoas: meu irmão, minha irmã. Uma conexão de amor e de companheiros de missão na caminhada. Então, posso afirmar: ‘Somos irmãos!’. Aproveito o momento e relato que a vida é missão, é caminhada e cura por meio da fé e da Palavra. Hoje, uma participante me contou que estava saindo de casa pela primeira vez. Havia perdido seu esposo que caminhava com ela nos eventos há quarenta anos. Ela diz que buscava uma resposta diante da dor da morte do seu companheiro, mas que, por meio da palavra de Paulo aos Gálatas, compreendeu ainda mais o amor de Deus pelos seus filhos”, relatou a religiosa.


A celebração final seguiu as orientações da proposta do subsídio do Mês da Bíblia, que este ano celebra 50 anos. E o clima festivo tomou conta de todos que viveram um dia singular, formativo e aprofundado da Palavra de Deus. Momento em que a Paulinas Brasil celebra, com muita gratidão, 90 anos de presença em terras brasileiras e 42 anos de missão em terras maranhenses, com a comunicação a serviço da vida e do Evangelho Vivo.


80 visualizações0 comentário
bottom of page