Regional Nordeste V

Órgão da Igreja no Brasil que compreende as doze dioceses do Maranhão, portanto a Igreja no Estado, em sua articulação e trabalho cooperado de evangelização em comunhão hierárquica com a Santa Sé. 

Prioridades Pastorais do Regional Nordeste V

2019-2023

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe

o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos” Jo. 15,15.

O Plano de Pastoral do Regional NE V, para estes próximos anos, foi aprovado na assembleia realizada em Balsas, em julho de 2019. Ano em que tivemos a alegria de celebrar o Sínodo da Amazônia, nos dias 6 a 26 de outubro.

Quando aprovamos este plano, jamais imaginávamos que viria a pandemia da COVID-19, marcando profundamente o planeta, em todas as suas dimensões, inclusive na vida religiosa, exigindo  atitudes de inovação, criatividade, coragem e readaptação no ser e no agir pastoral.

O texto visa estar em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, CNBB, de 2019-2023 que trouxeram à luz as Comunidades Eclesiais Missionárias e ao mesmo tempo pretende-se encarnar na realidade maranhense, depois de ouvir as diversas vozes de nossas lideranças eclesiais.

O plano de pastoral é como o rio, onde as margens não prendem as águas, mas as conduzem para o mar, imenso e interligado com todos os oceanos. Em um mundo, onde tudo está conectado em rede, o bom êxito de nossa ação evangelizadora depende de um planejamento que leve em consideração dimensões muito importantes na vida da Igreja, como a comunhão, a participação e a missão.

Encontraremos no texto, para cada ano, uma atividade que deve ser assumida, conjuntamente por todo o Regional, visando concretizar as escolhas que fizemos, e proporcionar maior visibilidade na ação da Igreja, animando nossos agentes de pastoral na sua missão.

Queremos também destacar a importância do cuidado para com cada agente de pastoral. Ao registrar os nomes e os dados para comunicação, não estamos visando somente o aspecto do fazer, mas queremos privilegiar o contato como uma forma de atenção, preocupação e interesse por cada pessoa que faz parte deste corpo eclesial. A comunicação mais do que nunca agora, se revelou de fundamental importância para fazer o nosso trabalho, mais prazeroso, acontecendo aquilo que Jesus sempre quis, “chamei para serdes meus amigos” Jo. 15,15.

Esperando que este instrumento possa ajudar na animação e articulação do nosso Regional, agradecendo a todos que fazem parte desta história, invoco a proteção de Nossa Senhora, cuja festa de seu aniversário, hoje se celebra.

Dom Sebastião Bandeira Coelho

Bispo Diocesano de Coroatá-MA

Presidente do Regional NE 5 da CNBB

 

Objetivo

 

Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias, enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades do Maranhão, tendo a missão como eixo fundamental.

Prioridades

 

  1. Cuidado da casa comum

  2. Cuidado com os jovens

  3. Formação discipular

  4. Celebração do mistério pascal de Jesus Cristo

PRESIDENTE

Dom Sebastião Bandeira

Bispo de Coroatá

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

Endereço

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 3222-8341

Fax: (98) 3231-7056

CONECTE-SE