PRESIDENTE

Dom Sebastião Bandeira

Bispo de Coroatá

Endereço

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 3222-8341

Fax: (98) 3231-7056

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

CONECTE-SE

VICTOR SILVA

Regional Nordeste V

Órgão da Igreja no Brasil que compreende as doze dioceses do Maranhão, portanto a Igreja no Estado, em sua articulação e trabalho cooperado de evangelização em comunhão hierárquica com a Santa Sé. 

Prioridades Pastorais do Regional Nordeste V

2015-2019

 

Foram retomadas e assumidas as prioridades do quadriênio passado, a saber:

 

  1. Ser Igreja profética, missionária e misericordiosa frente às realidades sociais, comprometendo–se com a defesa da vida das populações tradicionais, da juventude, das periferias urbanas, enfrentado os grandes projetos da mineração e do agronegócio, favorecendo o verdadeiro encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo.

  2. Direcionar a formação do laicato, da vida consagrada e do clero, de tal modo que favoreça o encontro pessoal com Jesus Cristo, em conformidade com o tempo em que estamos vivendo, considerando principalmente a catequese com inspiração catecumenal, com vistas à transformação da realidade.

  3. Incrementar a animação bíblica da vida e da pastoral, através da prática extensiva e permanente dos círculos bíblicos, da leitura orante e da celebração litúrgica dominical.

  4. Criar redes de comunidades, resgatando a prática e o fortalecimento das CEBs, estimulando a ministerialidade, compromisso e protagonismo dos leigos, levando em conta o meio urbano e as diferentes eclesiologias que fundamentam a ação eclesial hoje.

  5. Promover a vida – das pessoas, das famílias, das comunidades, da natureza –, a partir da opção preferencial pelos pobres, lutando um modelo de estado que favoreça a promoção da vida, contra tudo e todos os que a ameaçam no meio rural e urbano, e combatendo o sistema de morte, principalmente em relação aos indígenas, afrodescendentes, camponeses e jovens.

 

Atividades a serem desenvolvidas em 2019:

 

  • Sob a coordenação da Comissão de Liturgia do Regional, promover um seminário sobre a Palavra e a Liturgia.

  • Romaria da Terra e das Águas sob a coordenação das Pastorais Sociais do Regional e da Diocese de Caxias-MA