Regional Nordeste V

Órgão da Igreja no Brasil que compreende as doze dioceses do Maranhão, portanto a Igreja no Estado, em sua articulação e trabalho cooperado de evangelização em comunhão hierárquica com a Santa Sé. 

Prioridades Pastorais do Regional Nordeste V

2019-2023

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe

o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos” Jo. 15,15.

O Plano de Pastoral do Regional NE V, para estes próximos anos, foi aprovado na assembleia realizada em Balsas, em julho de 2019. Ano em que tivemos a alegria de celebrar o Sínodo da Amazônia, nos dias 6 a 26 de outubro.

Quando aprovamos este plano, jamais imaginávamos que viria a pandemia da COVID-19, marcando profundamente o planeta, em todas as suas dimensões, inclusive na vida religiosa, exigindo  atitudes de inovação, criatividade, coragem e readaptação no ser e no agir pastoral.

O texto visa estar em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, CNBB, de 2019-2023 que trouxeram à luz as Comunidades Eclesiais Missionárias e ao mesmo tempo pretende-se encarnar na realidade maranhense, depois de ouvir as diversas vozes de nossas lideranças eclesiais.

O plano de pastoral é como o rio, onde as margens não prendem as águas, mas as conduzem para o mar, imenso e interligado com todos os oceanos. Em um mundo, onde tudo está conectado em rede, o bom êxito de nossa ação evangelizadora depende de um planejamento que leve em consideração dimensões muito importantes na vida da Igreja, como a comunhão, a participação e a missão.

Encontraremos no texto, para cada ano, uma atividade que deve ser assumida, conjuntamente por todo o Regional, visando concretizar as escolhas que fizemos, e proporcionar maior visibilidade na ação da Igreja, animando nossos agentes de pastoral na sua missão.

Queremos também destacar a importância do cuidado para com cada agente de pastoral. Ao registrar os nomes e os dados para comunicação, não estamos visando somente o aspecto do fazer, mas queremos privilegiar o contato como uma forma de atenção, preocupação e interesse por cada pessoa que faz parte deste corpo eclesial. A comunicação mais do que nunca agora, se revelou de fundamental importância para fazer o nosso trabalho, mais prazeroso, acontecendo aquilo que Jesus sempre quis, “chamei para serdes meus amigos” Jo. 15,15.

Esperando que este instrumento possa ajudar na animação e articulação do nosso Regional, agradecendo a todos que fazem parte desta história, invoco a proteção de Nossa Senhora, cuja festa de seu aniversário, hoje se celebra.

Dom Sebastião Bandeira Coelho

Bispo Diocesano de Coroatá-MA

Presidente do Regional NE 5 da CNBB

 

Objetivo

 

Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias, enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades do Maranhão, tendo a missão como eixo fundamental.

Prioridades

 

  1. Cuidado da casa comum

  2. Cuidado com os jovens

  3. Formação discipular

  4. Celebração do mistério pascal de Jesus Cristo