top of page
  • Secom

Catequista do Regional Nordeste 5, Cleiane Almeida, recebe o Ministério de Catequista, durante a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Atualizado: 9 de abr.



Será durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que 19 catequistas, representando os 19 regionais da CNBB, receberão a instituição do Ministério de Catequista. A celebração ocorrerá no próximo sábado, dia 13 de abril, a partir das 07h, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP).


Do Regional Nordeste 5 participa deste grande momento, atendendo aos critérios estabelecidos Papa Francisco, a catequista Cleiane Almeida, que é da diocese de Imperatriz e coordenadora da Comissão Regional para Animação Bíblico-Catequética.


“Eu venho de base, aonde conheço a trajetória, um pouco das realidades do nosso tão grande Maranhão e sei o quanto nós catequistas fazemos para, de fato, ser um bom educador da fé, corremos atrás de recursos, buscando apoio, então assim, o ministério para nós está muito além da arte de educar na fé, para nós é sermos chamados e enviados pelo nosso nome”, declarou Cleiane Almeida.

O ministério de catequistas foi instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021, o ministério de catequista “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério.


“Ser chamada e enviada pelo nome para mim é uma ação missionária. É um passo dentro do processo de evangelização da nossa catequese. Como diz o nosso diretório geral de catequese: é assumir as diversas formas, de presença, de serviço, de diálogo, de testemunho, de estar muito além, é ser impulsionada cada vez mais a assumir a minha vocação de catequista. É cada vez mais me apaixonar pela pessoa de Jesus Cristo”, disse.


Trajetória


Cleiane é catequista há 25 anos, desempenhando sua função na Paróquia São João Batista, na cidade de Açailândia (MA), pertencente à diocese de Imperatriz. Diante desse grande momento, Cleiane recorda um pouco de sua trajetória como catequista fazendo memória de grandes catequistas que a inspiraram na missão.


“Eu tive muitas inspirações, aqueles que foram meus catequistas, que me prepararam para receber o sacramento: Antônio Bispo; meus colegas Leiliane e Gilmar, que foram os primeiros catequistas que me acolheram na catequese, me dando oportunidade como catequista auxiliar; também frei Ronaldo e frei Nilton, que eram os responsáveis na época desse meu início catequético, e entre tanta gente boa recordo Joana Meneses, que coordenou nossa catequese aqui e que com sua docilidade, seu jeito meigo e humano de ser me enxergou de uma forma diferente”, citou.


Cleiane e dom Rubival, referencial para Animação Bíblico-Catequética no Regional Nordeste 5.

Indicada pelo Regional Nordeste 5, Cleiane reforça o agradecimento pela oportunidade aos epíscopos do regional: “Minha gratidão a dom Gilberto, presidente do nosso regional, pela indicação, pelo apoio. Tive o prazer de conviver com dom Gilberto quando esteve bispo da diocese de Imperatriz; e a dom Rubival, com seu amor, sua paciência, seu carinho e a sua misericórdia”, gratifica.


A cerimônia de instituição do ministério de catequistas acontece no dia 13 de abril, a partir das 07h, durante a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida e pelos canais oficiais da CNBB Nacional.

452 visualizações0 comentário
bottom of page