Venerável Frei Alberto Beretta
- Secom
- 6 de ago.
- 1 min de leitura

Frei Alberto Beretta nasceu em 1916, em Milão, numa família profundamente religiosa, da qual também fez parte Santa Gianna Beretta Molla. Formou-se médico em 1942, e após a II Guerra Mundial, especializou-se em diversas áreas da medicina. Em 1948 foi ordenado sacerdote e em 1949 chegou ao Brasil como missionário capuchinho, atuando na Prelazia de Grajaú (MA).
Revalidou seu diploma no Brasil e iniciou sua missão, unindo medicina e evangelização. Fundou o Hospital São Francisco de Assis em Grajaú, um marco para a saúde na região. Atendia incansavelmente a todos, inclusive nas zonas mais remotas, cuidando tanto do corpo quanto da alma dos pacientes. Destacou-se também no atendimento aos hansenianos, criando a Vila São Marino.
Vestiu o hábito capuchinho em 1960 e fez os votos perpétuos em 1964. Sua vida foi marcada por dedicação total aos pobres, humildes e doentes, sendo reconhecido como um "santo vivo" pelo povo. Enfrentou desafios extremos, como se perder por dias na mata durante uma missão.
Em 1981, sofreu um derrame que o deixou incapacitado, e retornou à Itália, onde viveu em silêncio e oração até sua morte em 10 de agosto de 2001. Sua vida foi uma verdadeira missão de amor, fé e serviço aos mais necessitados.
O processo de beatificação foi aberto em 18 de junho de 2008, em Bérgamo, e encerrado em 11 de setembro de 2013, na mesma cidade. No dia 14 de dezembro de 2023, em Roma, o Papa Francisco reconheceu suas virtudes heroicas, conferindo-lhe o título de Venerável.





Comentários