Fraternidade e Moradia: Igreja no Maranhão se prepara para vivenciar Campanha da Fraternidade 2026
- Ariana Frós
- há 3 dias
- 4 min de leitura

Em 2026, a Campanha da Fraternidade traz como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), e convida comunidades, pastorais e grupos a refletirem sobre a dignidade da moradia como direito fundamental, iluminando a vivência da fé e da solidariedade.
Para isso, uma série de formações são realizadas para que a temática seja a mais difundida possível na Igreja no Brasil. Seguindo o cronograma de preparação, o primeiro passo formativo foi o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade que ocorreu no mês de setembro, em Brasília (DF). Em seguida, aconteceu o Seminário Regional, que ocorreu em outubro, na diocese de Caxias do Maranhão. E, agora é a vez das dioceses e arquidiocese realizarem seus repasses, encontros e oficinas para reverberar a temática da CF pelas paróquias e comunidades.
Neste sentido, aconteceu no último final de semana, 17 e 18 de janeiro, na diocese de Brejo, o Seminário Diocesano da Campanha da Fraternidade 2026. A programação contemplou momentos de oração e Celebração Eucarística; Apresentação de um vídeo sobre as diferentes realidades de moradia local; Estudo do Texto Base; Oficina sobre elaboração de projetos; Momento de convivência fraterna, encaminhamentos, partilha de experiências, informes do Seminário Regional, apresentação da prestação de contas da CF 2025 e avaliação.
A equipe diocesana foi quem conduziu toda a programação. Participaram do seminário 65 lideranças das paróquias e áreas pastorais, a coordenação diocesana de catequese e da Pastoral da Juventude, o bispo diocesano, dom Valdeci, e padre Chagas.

Em nível diocesano, a abertura oficial da CF acontece no dia 20 de fevereiro, às 19 horas.
Em São Luís...
Cada diocese tem uma dinâmica diferente em relação ao repasse e abertura da Campanha. De acordo com Zenilda Ferreira, da Equipe de Campanhas da arquidiocese de São Luís do Maranhão, a meta é capacitar as 59 paróquias existentes antes da abertura oficial arquidiocesana, que ocorre no dia 21 de fevereiro.
“Em São Luís, as cinco pessoas que foram para a formação em Caxias formam a equipe de campanha. Essa equipe, juntamente com mais duas pessoas indicadas pelos padres quem vem das paróquias, organizam o material formativo da CF, de acordo com nossa realidade para multiplicar a formação nas paróquias ou na forania. Aqui são 59 paróquias, e as oficinas iniciam nos dias 21 e 22 de janeiro”, pontua.
PL contra a pulverização aérea de agrotóxicos
A diocese de Caxias do Maranhão realizou também no última dia 17 para os Zonais III e IV, no município de São João dos Patos (MA), o primeiro repasse. Já no dia 24/01, das 9h às 17h, em Parnarama (MA), será a vez do Zonal V.
O Zonal I, será no dia 31 de janeiro, na paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Trizidela (MA).
A Equipe de Campanhas da diocese de Caxias do Maranhão divulgou uma Carta Aberta ao Povo de Deus motivando para os repasses e reafirmando a Campanha em nível regional que visa a criação de um Projeto de Lei conta a Pulverização Aérea de Agrotóxicos.
“Reafirmamos também nossa sintonia com o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) Contra os Agrotóxicos, compreendendo que a defesa da vida, da saúde e do território está intimamente ligada ao direito à moradia digna e a um ambiente saudável. Nesta mesma perspectiva, destacamos a realização da II Romaria da Ecologia Integral, nos dias 25 e 26 de abril de 2026, como forte expressão de fé, compromisso socioambiental e cuidado com a Casa Comum”, diz um trecho da Carta.
Repasses nas dioceses
Na diocese de Imperatriz serão ao todo 12 repasses em duas datas distintas, contemplado as 35 paróquias da diocese, distribuídas em 13 municípios. Veja o calendário a seguir:
Dia 18/01/2026 - das 08h às 17h
Vila Nova e São Pedro D’Água Branca (Paróquias: São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora da Penha)
Cidelândia (Paróquia Sagrado Coração de Jesus)
Coquelândia (Paróquia Nossa Senhora de Fátima)
Açailândia (Paróquias: São Francisco de Assis, São Sebastião, São João Batista, Santa Luzia e São Rafael)
Itinga (Paróquia Bom Jesus da Lapa)
São Francisco do Brejão (Paróquia São Francisco de Assis)
Dia 25/01/2026 - das 08h às 17h
Micro Cacau (Paróquias: Santo Antônio de Pádua, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora da Vitória)
João Lisboa e Senador La Roque (Paróquias: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora da Assunção)
Buritirana e Amarante (Paróquias: Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Conceição)
Micro Centro (Paróquias: Santa Teresa D’Ávila, Catedral Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis, Cristo Salvador e São José do Egito)
Micro Norte (Paróquias: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Rita de Cássia, Santo Antônio de Pádua, Santa Inês e São José Operário)
Leste (Paróquias: Menino Jesus, Santa Cruz, Sagrada Família, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Dores e São João Paulo II)
A diocese de Grajaú promove uma formação online gratuita, através da Escola Virtual Bom Pastor. Para assistir os módulos, acesse: www.escolavirtualbompastor.com.br
Abertura Nacional
A abertura nacional da Campanha da Fraternidade 2026 acontece no dia 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas. O objetivo geral da CF 2026 é promover, a partir da Boa-Nova do Reino de Deus e em espírito de conversão quaresmal, a moradia digna como prioridade e direito fundamental, em articulação com os demais bens e serviços essenciais à vida de toda a população.





Comentários