Soberania e Plebiscito Nacional: 31º Grito dos Excluídos e das Excluídas movimenta dioceses no Maranhão
- Ariana Frós
- há 5 horas
- 2 min de leitura

“Vida em primeiro lugar”. Este é o tema do 31º Grito dos Excluídos e das Excluídas, cujo lema traz a mensagem: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”. O dia do Grito é realizado no dia 7 de setembro em diversas cidades do Brasil, e também nas do Maranhão.
De acordo com a coordenação nacional do Grito, o movimento busca ampliar o debate sobre soberania nacional e participação popular, em um cenário de ameaças à democracia e aos direitos sociais tanto no Brasil quanto em outras nações.
Além disso, visa defender o Plebiscito Popular com mutirões para coleta de votos. A iniciativa promove uma consulta nacional sobre a redução da jornada de trabalho, o fim da escala 6×1 e o imposto para os super-ricos.

“Queremos motivar nossas comunidades, pastorais e movimentos populares a se unirem neste compromisso de fé, solidariedade e esperança por um mundo mais justo e mais fraterno, com um olhar especial para aqueles e aquelas que continuam sendo excluídos da nossa sociedade”, disse dom Valdeci Santos Mendes, em vídeo publicado nas redes sociais da diocese de Brejo.
Na diocese de Brejo, o dia 07 vai ser marcado por uma caminhada, às 06h30, e em seguida, celebração eucarística. Já em Caxias, o momento será às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, na Trizidela, durante a festa da padroeira da paróquia. Na oportunidade, haverá votação para o Plebiscito Popular.
No entanto, na capital São Luís, o Grito foi antecipado para essa sexta-feira (05/09). Representantes das Pastorais Sociais e de diversos movimentos foram às ruas do Centro Histórico para gritar por aqueles que precisam ter vez e voz na sociedade.
VIDA EM PRIMEIRO LUGAR!
Comentários