top of page

“Nossa alegria foi sentir a alegria dos padres nesse serviço missionário”, relatou Dom Giuseppe.


Comitiva do COMIRE do Regional Nordeste 5 realiza visita missionária à diocese de Xingu-Altamira (PA)


ree

O Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional Nordeste 5, impulsionado pelo Projeto Igrejas Irmãs, realizou uma visita missionária à diocese do Xingu–Altamira (PA), no período de 16 a 20 de outubro. A comitiva formada por missionários da Igreja no Maranhão contou com a presença de Dom Giuseppe Spiga, bispo referencial para Ação Missionária no Regional Nordeste 5.


“Foi uma experiência muito rica, de conhecer um território desafiante, e conhecer, sobretudo, o trabalho dos nossos irmãos enviados pelo Nordeste 5”, destacou Dom Giuseppe.

A visita foi marcada pela alegria do encontro e reencontro, pela acolhida fraterna das comunidades de Altamira, Brasil Novo e Souzel, e pela certeza de que a missão gera vida, fortalece os vínculos e mantém acesa a chama da esperança entre as Igrejas Irmãs.


“Encontramos o bispo, Dom João Muniz, originário de Santa Rita, maranhense, e também os missionários enviados pelo regional, o padre Lúcio, da diocese de Balsas, e o padre Assis, da diocese de Brejo. Com eles encontramos também o padre Admilson, da Arquidiocese de São Luís, que está lá enviado pela arquidiocese mesmo”, citou Dom Giuseppe.


Dom Giuseppe e Dom João Muniz.
Dom Giuseppe e Dom João Muniz.

Segundo relatos da comitiva, muitas comunidades que contam com a presença dos missionários maranhenses, são comunidades ribeirinhas, muito distantes entre si, com acesso via estrada e percurso que dura cerca de duas horas e meia.


“Experimentamos um pouco, as dificuldades dos padres, mas também a beleza da missão. Uma experiência muito bonita, estas das Igrejas Irmãs, que nos permite de ajudar, uma Igreja que está precisando de padres, de leigos, de missionários, em geral, e de seminaristas que possam passar um tempo durante as férias para conhecer. Nossa alegria foi sentir a alegria dos padres nesse serviço missionário”, relatou Dom Giuseppe.


Sobre as expectativas da Ação Missionária e do futuro para o Projeto Igrejas Irmãs, Dom Giuseppe afirma que fará o possível para que os missionários do Regional Nordeste 5 sejam presença viva nos territórios que mais necessitam.


“Esperamos, então, de poder colaborar sempre mais, com esta diocese irmã, Xingu-Altamira, e de poder enviar sempre missionários, também missionárias, para poder colaborar com a missão, que é soma, e a missão, é aquela de Jesus Cristo: ‘Ide pelo mundo, inteiro e batizai em nome do pai, do filho do Espírito Santo’”, pontuou.

A Equipe Executiva do COMIRE NE 5 foi formada por Dom Giuseppe, bispo referencial para Ação Missionária; Sandra Cruz, coordenadora do COMIRE NE 5; Padre Edimar Arnaldo, vice coordenador; e padre Elias Eliot, da diocese de Grajaú; os leigos: Clodoaldo, Sônia Cruz e Marília Caroline, da diocese de Balsas; e Cristiane Queiroz, da diocese de Imperatriz.


Comitiva do COMIRE com padre Admilson (camisa azul).
Comitiva do COMIRE com padre Admilson (camisa azul).

“Esperamos de poder visitá-los com mais frequência. Porque os missionários precisam de presença, precisam de carinho, precisam de atenção, precisam se sentir amparados pelas dioceses que os enviam, pelo regional. Então, fazer todos os esforços de nos tornar presentes com eles, dar coragem e partilhar as alegrias, e que a experiência deles para nós, do Maranhão, possamos sentir todos missionários deste mundo de esperança”, ressaltou Dom Giuseppe.


A missão do Xingu foi assumida pelo Regional Nordeste 5 desde 2018. Atualmente a diocese conta com a presença dos padres: Ramon e Admilson de Jesus, da arquidiocese de São Luís do Maranhão; Padre Assis, da diocese de Brejo; e padre Lúcio, da diocese de Balsas.


Projeto Igrejas Irmãs

O projeto Igrejas Irmãs responde aos desafios de cooperação missionária da Igreja no Brasil, inspirado no Documento de Aparecida, que no número 379 diz: “Somos Igrejas pobres, mas, devemos dar a partir de nossa pobreza e a partir da alegria de nossa fé”. O objetivo é sensibilizar e conscientizar as Igrejas particulares do Brasil para a cooperação missionária, na partilha do dom, da fé, das experiências pastorais, dos recursos humanos e financeiros como gestos concretos de caridade cristã.


Em 1972, a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou essa iniciativa missionária como expressão da vitalidade e abertura missionária das igrejas particulares no Brasil. O projeto Igrejas Irmãs têm sido, nos últimos anos, uma rede que compartilha dons espirituais, humanos e materiais com outra Igreja.

 

Por Ariana Frós – Jornalista / Regional Nordeste 5 da CNBB.

 

Comentários


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page