Regional Nordeste 5 realiza Seminário em preparação para a Campanha da Fraternidade 2026
- Ariana Frós
- há 6 horas
- 2 min de leitura

Entre os dias 17 e 19 de outubro aconteceu no Centro de Formação da Diocese de Caxias do Maranhão, a edição regional do Seminário da Campanha da Fraternidade 2026. No total, foram 58 participantes das 12 dioceses do Maranhão, que serão responsáveis por fazer o repasse para suas respectivas dioceses.
A Campanha da Fraternidade 2026, tem por tema “Fraternidade e moradia”; e lema “Ele veio morar entre nós!” (Jo 1,14).
“É sempre uma experiência muito enriquecedora poder participar do Seminário Regional da Campanha da Fraternidade, porque além do estudo do texto base, da experiência de aprendizado, a gente tem uma troca que é muito importante entre as nossas dioceses. A gente conhece outras realidades e compara um pouquinho a nossa caminhada. Isso com certeza é enriquecedor, particularmente neste ano onde nós estamos refletindo sobre fraternidade e moradia. E conhecer o nosso maranhão é importante para que a gente possa abordar a campanha da fraternidade”, refletiu Carlos Benalves, da Equipe de Campanhas da arquidiocese de São Luís do Maranhão.
A programação do Seminário contou com a metodologia do ver, iluminar e agir. Além de uma avaliação da Campanha da Fraternidade 2025 com seus desdobramentos ao longo do ano. O último dia foi encerrado com a Santa Missa.

Releitura da imagem do cartaz da CF 2026. Foto: Isabel Palhares.
A assessoria foi composta por uma equipe formada por Martha Bispo, Terezinha Moura e padre Jean Maria. Este último lembra ser a segunda vez que a Igreja reflete a questão da moradia no Brasil. “A Campanha da Fraternidade, que é organizada todo ano pela CNBB. Todos os anos se encontra, se procura um tema, um tema atual, que impacta na sociedade. Este ano, o tema foi a questão da moradia, do direito à moradia. Não é a primeira vez. Já aconteceu outra vez. Mas continua um problema, um desafio para o nosso país, de ter uma moradia digna para todas as pessoas que moram aqui no Brasil”, pontuou.
Padre Jean Maria reforçou a importância deste Seminário para o Regional Nordeste 5. “Este seminário, é tão importante para engajar Igreja e pessoas que não são da Igreja, mas que se envolvem com as questões sociais, de ter um Brasil melhor com moradia digna para todas as pessoas”, concluiu.
Para acessar todo o conteúdo do Seminário, clique aqui.
Fotos de Isabel Palhares / Ascom Diocese de Caxias do Maranhão.
Comentários