Pastoral da Juventude de São Luís celebra 40 anos com missa e exposição "Túnel do Tempo"
- Secom
- há 15 minutos
- 2 min de leitura
Evento comemora quatro décadas de evangelização e formação de jovens, reunindo gerações de "PJoteiros e PJoteiras" na Arquidiocese de São Luís.

A Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de São Luís do Maranhão celebra, este ano, quatro décadas de uma trajetória marcante de evangelização, formação e serviço. Para comemorar este marco, a PJ realizará uma celebração especial no próximo sábado, 18 de outubro, na Paróquia São Cristóvão, localizada no bairro de São Cristóvão. A programação inclui uma Missa Solene e um espaço especial: um "Túnel do Tempo" interativo que resgatará a memória afetiva da pastoral.
A Missa Solene está marcada para às 19h, presidida pelo assessor espiritual da PJ, padre Gustavo Covarrubias Rodríguez e concelebrada pelo padre Trindade (Pároco do São Cristóvão). Antes da celebração, a partir das 18h30, os participantes são convidados a visitar o "Túnel do Tempo", uma sala montada especialmente para a imersão na história dos 40 anos da pastoral.
Uma celebração da identidade e da memória
Sob a iluminação do versículo bíblico Lucas 4, 18 – "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres".
"Esse momento é uma celebração da nossa identidade, um resgate da memória afetiva de cada jovem que passou por aqui e ajudou a construir essa linda história", disse o secretário Wyerlyan Santos.
O secretário arquidiocesano Matheus Mendes destacou a importância dos assessores no percurso histórico da pastoral: “Nossos assessores são fundamentais nesse processo de resgate e de construção. Em nome da nossa assessora religiosa, a Irmã Verônica Soares, agradecemos a toda nossa Equipe de Assessoria Arquidiocesana da Pastoral da Juventude de São Luís (EAAPJ) que nos ajuda todos os dias a continuar firmes na caminhada”.
O "Túnel do Tempo": uma viagem interativa pelas quatro décadas
O "Túnel do Tempo" promete ser o grande destaque do evento. Será uma experiência sensorial, com uma linha do tempo visual que exibirá cartazes de encontros antigos, fotos, cartas, músicas de jornada, objetos simbólicos e depoimentos que marcaram essas quatro décadas.
A ideia é permitir que os participantes, especialmente as gerações mais recentes, conheçam e revivam a trajetória da PJ em São Luís.
"Mais do que olhar para o passado, queremos que o Túnel do Tempo inspire o futuro. É emocionante ver a semente que foi plantada e como ela frutificou em tantas vidas", adiantou Ana Maria, secretária da PJ da Arquidiocese.
O Selo Comemorativo: uma carta que conta uma história
A identidade visual dos 40 anos foi inspirada em um selo de carta, elemento carregado de significado para a pastoral. "Cartas contam histórias. Fazem parte da história da PJ e guardam memórias de grandes acontecimentos. O selo também conta os 40 anos de história".
O selo reúne elementos dos principais marcos da PJ da Arquidiocese de São Luís, como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Projeto Jovem Guardião e a Campanha pela Vida das Companheiras. E também faz referência ao símbolo dos 30 anos, com a silhueta de jovens com bandeiras, criando uma continuidade histórica e reforçando a identidade da missão.
Comentários