Em carta divulgada no último dia 30 de julho, dom Frei Rubival Cabral Britto, OFMCap, em nome da diocese de Grajaú, realizará a Dedicação da Catedral Nosso Senhor do Bonfim e São José, em Solenidade no próximo dia 04 de agosto, às 19h. Data dedicada a São João Maria Vianney e aniversário de criação da diocese.
Antes, Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, a partir da Dedicação, ficará Catedral Nosso Senhor do Bonfim e São José. Nosso Senhor do Bonfim é o patrono da cidade, e São José é o patrono da diocese. Assim, a Catedral reunirá agora os nomes dos dois patronos.
De acordo com a Carta, esta Dedicação ocorre nas comemorações dos 100 anos da Bula "Ration/ Cogruii" do Papa Pio XI, em 10 de fevereiro de 1922, criando a Prelazia de São José do Grajaú e nas alegrias dos 41 anos da Bula "Cusiellum Truioris" do Papa João Paulo II erigindo canonicamente a Diocese de Grajaú, para que este edifício visível, apareça como sinal peculiar da Igreja peregrina na terra e imagem da Igreja que habita nos céus.
Conforme estabelecido pelo Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil, para realçar a importância e a dignidade da Igreja Local, o ofício do aniversário da dedicação da Igreja Catedral terá o grau de solenidade na própria Igreja Catedral e de festa nas outras Igrejas da Diocese, na data em que foi dedicada. Também nessa data, desejamos concelebrar a Eucaristia na Igreja Catedral com o conselho presbiteral todos os anos (cf. Pontifical Romano Cap. II, 26).
Dedicação
O ato da "Dedicação" é o mesmo que "consagração" ou "inauguração" de uma igreja, após a conclusão de sua construção. Toda igreja é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Nosso Senhor Jesus Cristo e seus títulos; ao Espírito Santo, a Santíssima Virgem, aos Santos Anjos, aos santos inscritos no Martirológio Romano. No caso da Catedral de Grajaú, será dedicada a Nosso Senhor do Bonfim e São José.
Nesta celebração, acontece a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e, é claro, o rito da Palavra e da Eucaristia.
Programação
Antes da Solenidade, acontecerá o Tríduo nos dias 01, 02 e 03 de agosto, com terço, às 18h30, e celebração às 19h, e a programação completa pode ser conferida nas redes sociais @diocesedegrajau.
Toda a diocese e o Regional Nordeste 5 é convidado a participar, louvar e agradecer por este momento especial na vida dos fiéis da Igreja particular de Grajaú.
Confira na íntegra a Carta Dedicação Diocese de Grajaú.
Comments