top of page
Ariana Frós

Dom Gilberto Pastana destaca as pautas apresentadas no Conselho Permanente da CNBB



Encerrou na manhã desta quinta-feira (21/11), a última reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Reunidos em Brasília (DF), desde a última terça-feira (18/11), os presidentes de Comissões Episcopais e bispos Presidentes dos Conselhos Regionais da CNBB, debruçaram-se em pautas como novas diretrizes, Sínodo e as iniciativas do Brasil em relação ao Jubileu da Esperança 2025.


Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB, destacou a escolha das temáticas e preparação para a Assembleia Geral da CNBB que acontece em maio de 2025. “Tivemos os assuntos das diversas comissões, proposições de renovações de alguns documentos e as comunicações dos regionais da nossa CNBB”, disse o presidente.


Quanto às comunicações dos regionais, dom Gilberto citou três ações realizadas no segundo semestre de 2024 pela Igreja no Maranhão:  a 14ª Romaria da Terra e das Águas, a reunião do Conselho Regional de Pastoral, e a Privativa dos Bispos do mês de setembro, realizada em Grajaú.



“Nós apresentamos a 14ª Romaria da Terra e das Águas com tudo aquilo que envolve, e depois as consequências em todas as dioceses. Depois apresentamos a pauta do conselho regional de pastoral, como prioridade para os pilares da palavra, da eucaristia e da caridade, sobretudo, as ações que estão sendo realizadas em nosso regional; e, por fim, a nossa privativa de Grajaú onde aprovamos o nosso regimento interno e demos encaminhamentos a todas as pendências das dioceses e também das pastorais”, pontuou dom Gilberto.

Jubileu da Esperança


Foram ainda apresentados e encaminhados pelo Conselho Permanente as iniciativas feitas em torno da participação e preparação da Igreja no Brasil para a vivência do Jubileu da Esperança em 2025.


“O Jubileu é uma proposta de mudança de vida, uma proposta de correção de vida. Nesse sentido, nós estamos incentivando que todas as ações e tudo aquilo que as paróquias e dioceses tem programado possam incluir essa reflexão”, destacou dom Gilberto.


Fotos: CNBB

 

 

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page