Família e juventude é tema central da Assembleia Regional da Pastoral Familiar
- Ariana Frós
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Com o tema “Família e juventude a serviço da vida”, a Pastoral Familiar do Regional Nordeste 5 realizou nos dias 24 e 25 de janeiro, sua 42ª Assembleia, em São Luís (MA). A Assembleia contou com a participação de representantes das 11 dioceses com a pastoral ativa, no Maranhão.
Segundo dom Armando Martin, bispo referencial para as famílias no Regional Nordeste 5, o desejo dessa Assembleia é fortalecer família e juventude. “Saímos decididos e querendo, com a graça de Deus, de um modo mais corajoso e mais participativo juntos, em comunhão com as outras pastorais, e de um modo sinodal poderemos evangelizar e levar a boa nova às nossas famílias e, sobretudo àquelas famílias mais necessitadas, mais carentes, com conflitos, com dificuldades, ou com situações difíceis, certos do amor misericordioso que Jesus nos ensinou”, disse.

A Assembleia teve caráter de planejamento com foco nas celebrações dos 10 anos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia e do e os 45 anos da Familiaris Consortio, Exortações Apostólicas publicadas pelo Papa Francisco e por São João Paulo II, respectivamente.
Para melhor celebrar as duas Exortações, os agentes presentes na Assembleia escolheram três atividades a serem trabalhadas em nível de regional nas dimensões celebrativa, formativa e missionária.
Na dimensão celebrativa será realizada o dia da conclusão da AL E FC no dia da Sagrada família no formato de tríduo (25/12 – na sua família, 26/12 – na sua comunidade e 27/12 - celebração paroquial com a renovação dos votos matrimoniais (subsídio do regional);
Na dimensão formativa, uma formação para os assessores e párocos (online e mensal); e por fim na dimensão missionária, a preparação dos agentes para visitar as famílias em situações irregulares, com roteiro preparado pelo regional, dando ênfase nos casais de nova união;
Diocese de Grajaú receberá a 43ª Assembleia Regional
O casal Antônio Carlos e Terezinha, casal coordenador regional da Pastoral Familiar, resumiu a assembleia em três palavras: aprendizagem, conhecimento e gratidão. “Muitas dioceses estavam com a equipe nova e precisavam conhecer um pouco da dinâmica da pastoral. Agradecemos a cada um de vocês que se fizeram presentes”, pontuaram.

Participaram desta edição os coordenadores diocesanos, os assessores eclesiásticos, os casais formação e espiritualidade; e os casais do Serviço à Vida. A 43ª Assembleia Regional da Pastoral Familiar vai ser realizada na cidade de Barra do Corda (MA), na diocese de Grajaú.





Comentários