top of page
  • Secom

Dia do Diácono: Presidente do CRD envia mensagem aos diáconos permanentes do Maranhão


Dia 10 de agosto é celebrado o dia do diácono, vocação ministerial para o serviço. Foto: Ribamar Carvalho

Nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, a Igreja comemora o dia do diácono, na festa de São Lourenço, diácono e mártir, que é o patrono dos diáconos.


O diácono é uma vocação ministerial para o serviço, seu nome vem do termo "diaconia" que significa serviço. O ministério diaconal possui três dimensões: o serviço da Palavra de Deus, o serviço da Caridade e o serviço da Liturgia.


O ministério diaconal vem crescendo nas comunidades à medida que é compreendido o seu valor e contribuição para uma Igreja cada vez mais servidora. No Regional Nordeste 5 somam-se 168 diáconos permanentes à serviço da Igreja no Maranhão. O Documento de Puebla manifesta a missão confiada aos diáconos:


“O diácono, colaborador do bispo e do presbítero, recebe uma graça sacramental própria. O carisma do diácono, sinal sacramental de Cristo-Servo, tem grande eficácia para a realização de uma Igreja servidora e pobre, que exerce sua função missionária com vistas à libertação integral do homem” (Puebla, 697).

Mensagem a todos os diáconos

Neste dia, o presidente do Conselho Regional dos Diáconos Permanentes do Regional Nordeste 5, diácono George Castro, envia mensagem a todos os diáconos, confira na íntegra:


A você, Diácono!

Você é aquele que no mar da vida foi pescado por Jesus com suas virtudes e imperfeições, e que a Ele ofereceu o seu coração.

Você é aquele que mesmo não tendo mais tempo, foi chamado a dar a Deus um pouco mais do tempo que lhe restava.

Você é aquele que mesmo já não vivendo na mocidade, foi chamado a dar mais de si na sua idade.

Você é aquele que mesmo tendo esposa, filhos, netos, ou sendo viúvo, Deus o chamou para ser ordenado e partilhar a sua família com a Santa Igreja.

Você é aquele que, em comunhão com o Presbítero, serve ao Bispo, e à Igreja, levando o Cristo aonde as suas mãos não podem alcançar e os seus pés não podem chegar.

Você é aquele que, à imagem do Cristo servidor, foi chamado para servir às mesas da Caridade, da Palavra e da Liturgia, lavando e enxugando os pés dos que mais precisam descansar, e restaurar a alma e o corpo para a caminhada no Reino de Deus.

Você é a imagem da família de Deus, e a presença de Cristo e da sua Igreja, a iluminar o mundo com a sua dupla sacramentalidade do Matrimônio e da Ordem, chamado a fecundar a Terra, com o amor e a misericórdia de Deus.

Feliz dia do Diácono!

Parabéns a todos os Diáconos, e as suas famílias!

Com as bençãos de Deus, a intercessão da Virgem Maria, e de São Lourenço, patrono dos Diáconos.

São Luís - MA, 10 de agosto de 2023.

Festa de São Lourenço, Diácono e mártir.

Fraternalmente,
Diácono George Henrique dos S. Castro.
Presidente da CRD NE 5.

Hino dos Diáconos

Em 2012, o diácono permanente George Castro compôs a canção "Diácono de Jesus" e neste mês semana foi oficializado como hino oficial dos diáconos militares do Brasil:



177 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page