top of page

Com alegria e muita emoção, diocese de Grajaú recebe seu 6º bispo: Dom Giuseppe Luigi Spiga



À luz do lema episcopal “Eu vim para servir” (Mc 10,45), a diocese de Grajaú viveu um momento histórico com a ordenação episcopal e posse canônica de seu 6º bispo diocesano, dom Giuseppe Luigi Spiga. A solene celebração foi acompanhada por todos os bispos do Regional Nordeste 5, e bispos dos regionais vizinhos, além de padres vindos da Itália e de todo clero do Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.


“Foi com esse propósito que aqui cheguei, onde o Espírito Santo, por meio do Papa Francisco me conduziu. Hoje, com a benção de Papa Leão XIV, que um dia após a sua eleição me escreveu: ‘Deus te abençoe no teu ministério episcopal. Seja sempre um bom pastor próximo de teu povo’”, disse dom Giuseppe Luigi.


A celebração ocorrida no último domingo, 18 de maio, aconteceu na Catedral Nosso Senhor do Bonfim e São José, em Grajaú (MA), presidida pelo Cardeal Arrigo Miglio, arcebispo emérito de Cagliari, e concelebrada por dom Sebastião Lima Duarte, bispo da diocese de Caxias do Maranhão; e dom Evaldo Carvalho, bispo da diocese de Viana.



Ao saudar todos os fiéis presentes na Catedral, o cardeal Arrigo Miglio ressaltou a alegria de participar deste momento e de conhecer a Igreja particular de Grajaú. “Ser discípulos de Jesus significa ser missionário, compartilhar a luz e a alegria de Sua Palavra com aqueles que não a conhecem ou a esqueceram, mas também para descobrir cada vez mais as riquezas da palavra de Deus através da fé, das diferentes comunidades cristãs que encontramos”, relatou o cardeal durante sua homilia.


Um cocar e um maracá

No lugar da tradicional esteira vermelha, dom Giuseppe prostrou-se na esteira de palha feita pelo povo indígena Guajajara. Os povos originários, os quais dom Giuseppe tem muito apreço, foram representados por Kaiana e Raiana que o presentearam com um maracá e um cocar respectivamente. Uma dessas lembranças será enviada ao Papa Leão XIV, pelo cardeal Arrigo Miglio.


“Começa hoje essa nova, grande e maravilhosa missão como bispo que, continuamente quero me confirmar a Cristo, o Bom Pastor, neste solo santo da diocese de Grajaú”, declarou dom Giuseppe.


A jovem indígena Raiana representou os povos originários.
A jovem indígena Raiana representou os povos originários.

“Sinta-se acolhido e abraçado pelo nosso povo. Sabemos o quanto a igreja católica tem suas ações com justiça social e amor voltada aos nossos povos indígenas e que esse exemplo de inspiração sirva para todos nós para uma sociedade mais justa mais plural e mais solidária. A você o nosso acolhimento, o nosso abraço dos nossos povos indígenas Guajajaras aqui da região de Grajaú, muito obrigada”, ressaltou a jovem indígena Raiana.


Estiveram presentes na solene cerimônia, diversas autoridades civis como o vice governador do Maranhão, o sr. Felipe Camarão, e do Poder judiciário, como desembargador Cleones Cunha.


A emoção dos pais

Os pais de dom Giuseppe, Antônio Spiga e Lucia Rosária Carcangiu, visivelmente emociodos.
Os pais de dom Giuseppe, Antônio Spiga e Lucia Rosária Carcangiu, visivelmente emociodos.

A presença dos pais de Dom Giuseppe, que vieram da Itália, emocionou a todos, reforçando os laços familiares e espirituais que sustentam sua vocação missionária.


Administrador Diocesano


Vale lembrar que por quase um ano de vacância, a diocese de Grajaú foi administrada por padre Weslly Melo, que ao final da celebração agradeceu ao episcopado maranhense pelo apoio durante todo esse tempo.


Biografia de padre Giuseppe 

Natural da Itália, nascido em Serramanna, aos 29 de julho de 1972. É o primogênito de quatro filhos de Antônio Spiga e Lucia Rosária Carcangiu. Batizado aos 13 de agosto de 1972, na Paróquia Sant’Ignazio da Laconi, em Serramanna (Itália). Fez a Primeira Eucaristia aos 20 de maio de 1981, na Paróquia Sant’Ignazio da Laconi, em Serramanna (Itália). Recebeu o Sacramento do Crisma aos 24 de abril de 1986, na Paróquia Sant’Ignazio da Laconi, em Serramanna (Itália). Ingressou no Seminário no ano de 1986.


Em 2008 chega ao Brasil como missionário Fidei Donum. Foi reitor do Seminário Maior Diocesano São Bonifácio; Vigário Paroquial; estava na diretoria da Faculdade Católica do Maranhão; além de atuar como juiz do Tribunal Eclesiástico Regional e fazia parte da coordenação executiva do COMIRE do Regional Nordeste 5.

 

Assista a celebração completa a seguir:


Comments


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page