top of page

Comunicadores do Maranhão refletem os desafios da comunicação humanizada durante 1º Mutirão de Comunicação

Atualizado: 27 de ago.

O evento contou com a assessoria de padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB.


Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz, (à frente) estampa a alegria de acolher os comunicadores do Maranhão.

Com uma expressiva participação de cerca de 120 comunicadores das 12 dioceses pertencentes à Igreja Católica no Maranhão, o 1º Mutirão de Comunicação da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 5 foi realizado com sucesso, entre os dias 23 e 25 de agosto, no Centro de Treinamentos Anajás, em Imperatriz (MA), na cidade de Imperatriz, diocese de Imperatriz.


O evento foi promovido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) Maranhão, em parceria com o Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com o propósito de discutir, refletir e aprimorar as práticas de comunicação pelos comunicadores católicos maranhenses, entre eles, agentes pastorais, religiosos, padres e leigos interessados em fortalecer e humanizar os processos comunicativos à luz da Palavra de Deus.


Sabedoria do coração



A temática central deste 1º Muticom teve por tema "Humanizar a comunicação com esperança e sabedoria do coração", como um convite à reflexão sobre a importância de uma comunicação que transcenda as barreiras da tecnologia e toque verdadeiramente os corações das pessoas.


Pela primeira vez no Maranhão, padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB, foi quem auxiliou os comunicadores com a temática principal do evento levando-os a pensar em como humanizar os meios de comunicação, principalmente no ambiente digital.


“Somos convidados enquanto pessoas, cristãos e não cristãos, independente da religião, a colocar nosso coração também nesses ambientes digitais, não no sentido de domínio, mas no sentido de humanizar esses espaços. Nós sabemos que a comunicação dentro desses ambientes é um espaço aonde criam-se relações, relações de afetividade, relações profissionais, relações de amizade fraterna, por isso nós somos enquanto pessoas, chamados, a pedido do próprio Papa Francisco, também da nossa inspiração natural a colocar mais humanidade nesse espaço e não deixar-se ‘tecnologizar”, mas ao contrário, nos ambientes da tecnologia colocar o nosso coração para que haja uma comunicação plena que possibilite o encontro que também o Papa Francisco nos convida a fazer”, declarou padre Arnaldo Rodrigues.


"Nos ambientes da tecnologia colocar o nosso coração para que haja uma comunicação plena que possibilite o encontro", padre Arnaldo.


Em tempos onde a comunicação é muitas vezes rápida e superficial, a proposta foi fazer com que os comunicadores entendessem que é fundamental promover uma comunicação mais humana e eficaz, capaz de transmitir esperança e sabedoria do coração, e isso não se resume apenas em likes, a mensagem tem que chegar ao coração.


Esperançar

O jornalista Ricardo Alvarenga, que abordou a temática “Comunicadores da esperança”.

“A esperança abre portas para a comunicação. Esperança não no sentindo de esperar, mas no sentido de esperançar”, pontuou durante sua fala, o jornalista Ricardo Alvarenga, que abordou a temática “Comunicadores da esperança”.


“Ser um ponto de partida pra gente acreditar que a comunicação pode ser transmitida de diversas formas, Allysia Vitória.

A jovem Allysia Vitória, de 20 anos, participou pela primeira vez de um evento da Pascom em nível de regional. E, segundo ela, a comunicação é um meio de esperança. “Ser um ponto de partida pra gente acreditar que a comunicação pode ser transmitida de diversas formas e assim alcançar mais pessoas”, disse.


Além dessas conferências, os comunicadores refletiram sobre “Comunicar para a cultura do Encontro”, com padre Jandeilson Alencar, assessor eclesiástico da Pascom Maranhão; “Inteligência Artificial, com padre Arnaldo; “Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD”, com diácono Elias; e “Juventude e comunicação”, com dom Vilsom Basso, bispo da diocese de Imperatriz e referencial paras as Juventudes da CNBB.


Os materiais das conferências podem ser acessados, aqui.


Dom Vilsom Basso esteve durante todo o evento, conduziu uma das conferências e ainda participou das oficinas. Para ele, todos estão empenhados em melhorar ainda mais a comunicação na Igreja.


“Comunicadores de todo nosso estado aqui reunidos participando de oficinas de escrita, redes sociais, e assim poder aprofundar e nos preparar para divulgar melhor a boa notícia do reino de Deus. Todos que aqui estão poderão voltar para suas comunidades, pastorais e ali sim colocar em prática o aprendizado e melhorar ainda mais a comunicação em nossa Igreja. A notícia é bela, o Cristo ressuscitado razão de nosso viver e ela precisa chegar ao coração das pessoas”, incentivou dom Vilsom.


No Regional Nordeste 5, dom Gilberto Pastana, é bispo referencial para a comunicação, mas por também ser presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, teve que participar da Assembleia da Comissão, que aconteceu no mesmo período na arquidiocese de Manaus (AM). Entretanto, enviou um vídeo aos comunicadores reforçando a alegria de ver acontecer este momento no regional.



Oficinas

Para capacitar e refletir junto aos participantes e suas realidades, cada participante teve a oportunidade de participar de duas oficinas e assim aprender ou aprimorar os conhecimentos para melhor servir em suas comunidades, paróquia e diocese. Dentre elas, constavam produção textual, espiritualidade na Pascom, Gestão de redes sociais, produção de vídeo notícia e Canva.


Para o último dia, uma mesa redonda tratou do caminho sinodal que vem sendo trilhado pela Pastoral da Comunicação e a Assessoria de Comunicação do Regional Nordeste 5, afim de fortalecer os laços da comunicação católica no Maranhão. O momento foi conduzido pelo coordenador regional da Pascom, Vinícius Santos; e pela assessora de comunicação do Regional Nordeste 5 da CNBB, Ariana Frós.


O 1º Muticom foi encerrado com a Santa Missa presidida por dom Vilsom Basso, que incentivou os comunicadores a perseverarem na missão, e enviou a todos de volta para suas dioceses.


Próximos evento da Pascom MA

O 1º Muticom foi um evento pensando desde a coordenação regional da Pascom anterior. À época, Paulo Vitor reforçava a importância de um evento que reunisse todos os comunicadores do estado do Maranhão para um amplo processo de formação. Dando continuidade, a atual gestão fez acontecer o 1º Mutirão de comunicação com a presença de grandes nomes da comunicação nacional e estadual.


“Tivemos um momento rico de aprofundamento enquanto agentes da pastoral da comunicação. Agora a missão está com vocês, comunicadores que estiveram no Muticom, de levar essas informações até as vossas dioceses, as vossas paróquias, e fazer com que aqueles agentes que não tiveram aqui presentes possam ver o que aconteceu no nosso Mutirão de Comunicação e também possam adquirir um pouco desse momento de partilha. Então, a vocês comunicadores a nossa eterna gratidão.  Estamos muito felizes pela participação de cada um de vocês”, agradeceu Vinícius Santos, coordenador regional da Pastoral da Comunicação.


Comunicadores da diocese de Bacabal recebem a vela peregrina da Pascom.

Então, agende logo os próximos eventos em nível de regional da Pastoral da Comunicação:


  • 2025:  Encontro Regional da Pascom – Voltado para todos os agentes da Pastoral da comunicação. Acontecerá de 22 a 24 de agosto, na diocese de Bacabal.


  • 2026: 2º Mutirão de Comunicação – Voltado a todos os comunicadores, todos os agentes que promovem a comunicação, através de suas pastorais, grupos, movimentos, organismos e expressões, e será realizado na diocese de Zé Doca, a data será divulgada no Encontro Regional de 2025.


Com fotos de Ariana Frós e equipe Muticom.

104 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page