top of page
  • Secom

Comunicação da Igreja Católica na América Latina é tema de livro que será lançado neste sábado (24)


Na manhã do próximo sábado, dia 24 de junho, o Prof. Dr. Ricardo Alvarenga realizará o lançamento do seu primeiro livro autoral intitulado “A Comunicação da Igreja Católica na América Latina: o que nos ensinam os Documentos do Celam” pela Editora Paulus, o livro compõe a Coleção Eclesia Digitalis.


O lançamento da obra ocorrerá na Livraria Paulus São Luís, localizada na Rua do Passeio, no Centro Histórico da capital Maranhense. As atividades iniciarão às 9h, com a interpretação de músicas e poemas sobre a América Latina; na sequência, a Profa. Dra. Rose Ferreira, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, fará uma fala de abertura, destacando aspectos relacionados à trajetória do autor e a obra que está sendo lançada.


Para fechar a programação, o autor fará uma breve palestra apresentando o livro e destacando os elementos centrais da sua construção, bem como as principais chaves de leitura, que aborda o tema das práticas de comunicação e vivências pela Igreja Católica na América Latina, particularmente a partir dos Documentos Conclusivos das Conferências Gerais do Episcopado Latino Americano e do Caribe.


A obra nasce de um processo de estudo e pesquisa de mais de quatro anos sobre o tema da comunicação da Igreja Católica na América Latina e no Caribe, realizado por Alvarenga durante os seus estudos de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo, sob a orientação dos professores José Marques de Melo (in memoria) e Dimas Kunsch, de 2017 a 2021.


Com uma linguagem acessível, o autor busca demonstrar como o catolicismo, nesta parte do globo, tratou a temática da comunicação e de que forma os meios de comunicação foram sendo utilizados e interpretados pela Igreja ao longo dos anos. Para tanto, ele propõe uma reflexão crítica sobre o contexto social e histórico da América Latina, discutindo inclusive questões como os problemas da dominação colonial europeia e sua intrínseca relação com o catolicismo.


O autor também dedica parte da obra para contextualizar a dinâmica de organização da Igreja Católica na América Latina, buscando demonstrar como são dinamizadas e definidas as orientações que direcionam o trabalho da instituição católica em mais de 22 países que compõem o território latino americano, um olhar especial é dedicado ao Conselho Episcopal Latino Americano e do Caribe (Celam), que reúne as principais lideranças do catolicismo na região.


Um dos pontos centrais apontados no livro é justamente a coexistência de três tendências de comunicação dentro da Igreja Católica na América Latina: 1) comunicação para a transformação social, como no protagonismo e engajamento em questões sociais; 2) comunicação na perspectiva instrumental e de massa, a serviço das atividades de evangelização e promoção da doutrina católica; e, por fim, 3) comunicação como prática de construção da imagem organizacional.


Ao final de cada capítulo do livro estão disponíveis sugestões de aprofundamento do tema a partir de conteúdos de múltiplas linguagens, o que torna a proposta ainda mais dinâmica e atual.


Sobre o Autor

Ricardo Alvarenga é doutor e mestre em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Comunicação Organizacional, pela Universidade Estácio de Sá, e graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís. Possui pesquisas na área de Comunicação e Religiões, com foco na América Latina. Atualmente é Professor Visitante da Universidade Federal do Maranhão, no Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz, pela FAPEMA.


Alvarenga é também Pesquisador fundador e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Religiões da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). É membro da Associação Católica de Comunicação (Signis Brasil) e do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Professor de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Comunicação Social e Educação, palestrante, assessor e consultor em comunicação para instituições civis e religiosas.


Confirme sua presença no lançamento clicando aqui.

29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page