top of page

Pastorais do Regional Nordeste 5 fortalecem campanha de mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Diversas ações foram realizadas ao longo da semana para fortalecer o dia de combate nacional, dia 18 de maio



Instituída pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de maio é “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Este ano de 2025 é o 25º ano de mobilização nacional.


O Regional Nordeste 5, através da Pastoral da Criança, da Pastoral do Menor e da Pastoral da Aids, estiveram presentes nas ações de mobilização local, como palestras e caminhadas realizadas em parceira com as escolas, CMDCA e outras entidades.


Segundo Adriana Aleixo, a Pastoral da Criança no Regional Nordeste 5 trabalha em parceria com as escolas, CMDCA e outras entidades. “A pastoral trabalha em conjunto com essas entidades com palestras sobre os cuidados, os sinais que demonstram o abuso sexual. Utiliza também alguns materiais como os 10 mandamentos para paz nas famílias e os cinco compromissos de 0 violência e 100% Ternura”, disse.


Pastoral do Menor

A Pastoral do Menor promoveu roda de conversa com as crianças em parceria com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no município de Fortaleza dos Nogueiras, diocese de Balsas, por exemplo. Além de participar da caminhada de mobilização em prol da proteção de crianças e adolescentes, que ocorreu na última quinta-feira (15/05), no Centro de São Luís (MA).


Quesia Barros, coordenadora regional da Pastoral do Menor, ressalta a importância da data. “É um dia de mobilizar toda a sociedade contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. No Brasil, milhares são vítimas todos os anos, então é um crime hediondo que deve ser combatido, e nós enquanto pastoral devemos também estar nessa mobilização pra realmente combater e inibir esse crime contra nossas crianças e adolescentes”, pontua.


Ela reforça ainda que é importante também que as crianças e adolescentes participem dessa mobilização. “Por isso que a gente tem que ir realmente pra rua, a gente leva as crianças pra participar dessa mobilização, a gente trabalha com elas essa temática pra que também elas saibam ajudar também outras crianças que muitas vezes são vítimas da exploração e do abuso sexual”, completou.


Disque 100

Em todo país, o objetivo da campanha é incentivar cidadãos a aderirem a luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. As denúncias, devem ser endereçadas ao disque 100, que é um dos canais que atuam diretamente na assistência às vítimas de violência sexual. No processo de denúncias, o primeiro órgão a ser acionado é o Conselho Tutelar, que age como porta de entrada (nas situações de crianças e adolescentes).


Junte-se a nós! Não se cale! Faça bonito!

コメント


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page