Rito de dedicação de igreja e de altar é debatido em II Seminário de Arquitetura e Arte Sacra do Regional Nordeste 5
- Ariana Frós
- há 4 horas
- 2 min de leitura

A Comissão Regional para Animação Litúrgica do Regional Nordeste 5 realizou entre os dias 16 e 18 de maio, o II Seminário Regional de Arquitetura e Arte Sacra. Esta edição teve como tema: “O edifício-igreja: essa casa anuncia o Mistério da Igreja”.
O evento, que aconteceu no Centro de Treinamento João Paulo II, no município de Caxias (MA), na diocese de Caxias, foi assessorado por Raquel Torniolo Schneider, arquiteta e assessora do Setor de Espaço Celebrativo da Comissão de Liturgia da CNBB.

De acordo com a coordenação regional do Setor, esta segunda edição do Seminário de Arquitetura e Arte Sacra, teve como objetivo aprofundar o conhecimento na área, em vista de melhorar ainda mais a qualidade dos projetos e obras artísticas.
“Juntos partilhamos, aprofundamos e refletimos sobre esses conteúdos, esses desafios e avanços que temos feito nessa caminhada de aprendizado. E tive a grande alegria de encontrar aqui com os estudantes da Fasbam, que é uma alegria estar com vocês. O tema está sendo trabalhado a partir do rito de dedicação de igreja e de altar”, comentou Raquel Torniolo.
O encontro contou com a participação de agentes de pastoral do Regional Nordeste 5, além de formados e estudantes do Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Arte Sacra do Espaço Litúrgico da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM). Estiveram presentes ainda no evento, Reginaldo Magalhães, coordenador regional da Comissão Regional para Animação Litúrgica, e padre Jayder Oliveira, assessor eclesiástico da Comissão.
Música Litúrgica

Paralelamente ao Seminário de Arte Sacra, aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, o Encontro de Música Litúrgica da Sub-Região Baixada, na diocese de Zé Doca. O encontro teve como público-alvo as dioceses de Zé Doca e Viana. A condução do tema “A música litúrgica após o Concílio Vaticano II e o canto para missa”, ficou por conta de padre Jayder Oliveira, assessor eclesiástico da Comissão e perito em música; e Geraldo Borba, coordenador do Setor de Música Litúrgica do Regional.
Comments