top of page

À luz da “Fraternidade e Ecologia Integral”, Conselho Regional de Pastoral reúne-se pela segunda vez, em São Luís



O Conselho Regional de Pastoral – CERP reuniu-se durante a última quarta-feira (11/09), na Faculdade Católica do Maranhão para analisar as ações de evangelização da Igreja no Maranhão. A reunião foi coordenada por dom Gilberto Pastana, presidente do Regional Nordeste 5, assessorado por Martha Bispo, secretária executiva; e contou ainda com a presença de dom Francisco Lima Soares, bispo da diocese de Carolina e secretário do Regional Nordeste 5.


No primeiro momento da reunião foi feita uma análise de conjuntura, a partir da temática da Campanha da Fraternidade de 2025, que traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. Gilderlan Rodrigues, do Conselho Indigenista Missionário do MA, orientou os presentes a refletir sobre as questões ambientais, principalmente no que tange o desmatamento. No cenário maranhense, Gilderlan mostrou a questão a cerca do MATOPIBA, da violência no campo, dos indígenas e quilombolas.


Gilderlan Rodrigues, membro da coordenação colegiado do Cimi Maranhão. Foto: Vinícius Santos | Pascom Maranhão.

Na oportunidade, Gilderlan alertou para o fato de que o Maranhão é o quinto estado com o maior número de assassinatos registrados de pessoas indígenas do país. De acordo com o levantamento feito pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), que usa dados de 2023, o aumento no número de assassinatos foi de 37,5% neste ano, em comparação com 2022.


No quesito da sinodalidade, padre Jadson Borba, coordenador de pastoral da arquidiocese de São Luís, apontou o caminho sinodal da Igreja no Brasil e no Maranhão. Aprofundando deste os fatos históricos que regem a Sinodalidade á luz do magistério do Papa Francisco.

Padre Jadson Borba e o caminho sinodal da Igreja no Brasil e no Maranhão. Foto: Vinícius Santos | Pascom Maranhão.

Em seguida, Martha Bispo reforçou o Plano de Pastoral ao fazer uma análise da agenda das prioridades. Neste quadriênio, o Regional Nordeste 5 evangeliza a partir de quatro prioridades, a saber: 1. Formação Discipular; 2. Cuidado com a casa comum; 3. Cuidado com a Juventude; e 4. Liturgia.



No segundo momento da reunião, dom Gilberto Pastana apresentou a proposta do “Ano Jubilar: Peregrinos da Esperança”, que vai ser vivenciado pela Igreja Católica, a partir de 24 de dezembro deste ano, além do Hino do Jubileu e a coleção do Ano Jubilar, composta por 8 livros. No Regional Nordeste 5, cada diocese vai escolher a melhor dinâmica para realizar as atividades do Jubileu da Esperança.


Carta sobre Eleições

Aos presentes foi entregue uma cópia da mensagem por ocasião das eleições municipais de 2024. A mesma foi emitida durante o V Encontro da Igreja na Amazônia Legal. Dom Gilberto reforça que a mesma seja amplamente divulgada em todas as dioceses, em todos os grupos, pastorais e movimentos, enfim a todo os eleitores do Maranhão.



A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEAMA) é formada pelos regionais norte 1, 2, 3, nordeste 5, oeste 2 e noroeste. São 58 (arqui)dioceses no território amazônico. Dom Gilberto pontuou sobre a assembleia ocorrida recentemente, em Manaus. Olhar para Amazônia no sentido dos ministérios ordenados.



Neste semestre ainda estão previstas diversas atividades, entre elas, o Seminário REPAM 10 anos, nos dias 20 a 22 de setembro, em Bacabal. O Seminário da Campanha da Fraternidade 2025, nos dias 25 a 27 de outubro, em São Luís. Para 2025, o regional acolherá o Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra e o 5º Nordestão de Catequese.


Mais fotos da reunião, acesse aqui.

 

 

4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page