top of page
  • Secom

#TBT do que vimos e ouvimos em Roma



A Visita Ad Limina Apostolorum, a Visita ao Túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo, é prevista para acontecer de cinco em cinco anos. A visita dos bispos do Maranhão demorou 12 anos para acontecer; a última havia sido em 2010. A visita começou no dia 30 de maio e foi até o dia 4 de junho de 2022.


Neste período de doze anos aconteceram mudanças: em 2010 era papa Bento XVI e agora é Papa Francisco. A maneira como fomos acolhidos nos Dicastérios e Congregações teve um toque de Francisco, com mais leveza e escuta.


Em cada encontro um de nós dirigia a saudação. E, depois de acolhidos, cada um podia se manifestar, apresentando dúvidas, sugestões, opiniões; Ao final, uma mensagem de orientação, de esperança.


Na saudação na Congregação para a Causa dos Santos, falei da importância de Padre Josimo Tavares para a Igreja do Maranhão, para as CEBs, Pastorais Sociais e do sonho de vê-lo um dia reconhecido como mártir pela Igreja.


A palavra que esteve nos encontros foi sinodalidade: caminhar juntos, escutar.

Sentimos a acolhida e o desejo de servir em cada espaço que visitamos. A palavra que esteve nos encontros foi sinodalidade: caminhar juntos, escutar.


A visita a Papa Francisco aconteceu no dia 2 de junho. Com Papa Francisco experimentamos a paternidade e sinais visíveis, palpáveis, de santidade. Do Papa recebemos a orientação para a sinodalidade, a unidade e a urgência de acolher e incluir a todos, a todas. Nos estimulou a ter atenção especial com os indígenas, ribeirinhos, quilombolas e o cuidado da Casa Comum, a Querida Amazônia.



Para nós bispos, a mensagem de Papa Francisco foi de que precisamos vivenciar quatro proximidades: com Deus, entre nós os bispos, com os sacerdotes e com o povo.


No dia 30 de maio, começamos a visita Ad Limina Apostolorum celebrando a missa no túmulo de São Pedro. Concluímos a visita Ad Limina Apostolorum com a celebração na Basílica São Paulo Fora dos Muros, onde está o túmulo de São Paulo Apóstolo.


Começamos com Pedro e concluímos com Paulo. Pedro que disse: “Senhor, tu sabes que eu te amo.” Sim, nós estamos com Jesus Cristo, com Francisco, com a Igreja. Com Paulo, o missionário incansável, que disse: “Ai de mim se não evangelizar.” (1 Cor9,16).


Cada um de nós teve a graça e a oportunidade de dirigir a mensagem ou manifestar seus sentimentos e convicções: dom Gilberto, dom Armando, dom João, dom Élio, dom Valdeci, dom Sebastião Bandeira, dom Francisco, dom Rubival, dom Valentim e dom Vilsom. Sentimos a falta de dom Sebastião Duarte, que não pode participar por motivos de saúde.


Voltamos para o Maranhão confirmados na fé, com amor renovado pela Igreja e pela sinodalidade. Estamos ainda mais entusiasmados para evangelizar, e com coragem para promover e defender a vida, caminhar junto com os pobres e sofredores, com o povo de Deus.


Dom Vilsom Basso, SCJ

Bispo de Imperatriz


Fotos: Vatican Media

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page