top of page
  • Secom

Secretários Executivos dos regionais da CNBB estão reunidos em Brasília

Atualizado: 10 de nov. de 2022



Secretários executivos dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão em Brasília (DF) para seu encontro anual. Iniciadas na segunda-feira, 7, as atividades seguem até quarta-feira, 9 de novembro, na sede da Conferência. A organização é feita por meio da Subsecretaria de Pastoral da CNBB.


Representando o Regional Nordeste 5, Martha Bispo, secretária executiva do Regional, participou e falou sobre as atividades desenvolvidas no encontro. "Partilhamos um pouco dos nossos regionais, da nossa ação pastoral, e depois tivemos um encontro sobre a gestão financeira", disse.


O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, esteve com os secretários e secretárias dos regionais e pôde partilhar sobre o que se espera de cada um desses articuladores das ações da CNBB no atual momento. “Mais do que dizer questões práticas, mas olhar o que está acontecendo com o mundo, com o Brasil e com a Igreja hoje”, resumiu dom Joel.


Dom Joel ainda destacou que os secretários executivos são “um grupo que, ao mesmo tempo, é importante, mas é silencioso. Trabalha muito, mas não aparece muito”. Por isso, continuou: “é preciso, como em todo lugar, dar o apoio, ser presença, ajudar e esclarecer a esse grupo um pouco do que é a função dele e tentar ajudá-los a entender essa função no momento atual do mundo, do Brasil e da Igreja”.


Atividades

O encontro seguiu com partilha das realidades regionais, abordando os desafios e possibilidades. À noite, houve missa e um momento de confraternização.


Na terça-feira, os secretários encontram-se com advogados, na Casa Dom Luciano. Depois, de volta à sede da CNBB, vão tratar de temas relacionados à gestão, com assessoria do consultor de gestão da CNBB, José Luna, e da assessora social, Aldiza Soares. Também haverá visita aos departamentos do Secretariado Geral da CNBB.


Já na quarta-feira, será momento de partilha entre secretários executivos e os assessores das Comissões da CNBB.



13 visualizações0 comentário
bottom of page