top of page

Reitores e dirigentes das Católicas da Amazônia avançam na construção de agenda conjunta durante Fórum da ANEC

  • Secom
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

O encontro aconteceu na PUC Minas e contou com a participação de padre Iran Brito, reitor da Faculdade Católica do Maranhão.



A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) participou, nesta terça-feira (18), em Belo Horizonte (MG), da programação do Fórum Ampliado de Reitores e Dirigentes do Ensino Superior ANEC 2026, realizado na PUC Minas. A Rede esteve representada por Ir. Maria Irene Lopes dos Santos e Dom Joaquim Hudson de Souza Ribeiro.


A programação teve início pela manhã, com uma reunião da REPAM-Brasil e da Comissão Especial da CNBB com representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) Católicas da Amazônia. O encontro, realizado em um espaço de diálogo e articulação sobre a atuação das universidades católicas na região.


Como um dos principais encaminhamentos da reunião, foi criado o Grupo de Trabalho “Ensino Superior Católico na Amazônia”, que dará continuidade às articulações e à construção de ações conjuntas entre as instituições. O grupo nasce com a expectativa de fortalecer a presença, a cooperação e o compromisso das instituições católicas de Ensino Superior com os desafios e as realidades da Amazônia.


Ainda pela manhã, os participantes realizaram uma visita ao Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, atividade prevista na programação do Fórum.


Agenda Universitária Amazônica é apresentada aos reitores


À tarde, Ir. Irene Lopes e Dom Joaquim Hudson apresentaram aos reitores, reitoras e demais participantes do Fórum a Agenda Universitária Amazônica e a Rede das Católicas na Região.


Durante a apresentação, também foi compartilhada com todos os participantes a criação do Grupo de Trabalho “Ensino Superior Católico na Amazônia”, constituído durante a reunião realizada pela manhã. A apresentação integrou a programação oficial do Fórum e marcou um importante momento de diálogo sobre a atuação e a articulação das instituições católicas de Ensino Superior na Amazônia.


A participação da REPAM-Brasil no Fórum reforça a articulação com as instituições católicas de Ensino Superior e abre novas possibilidades de trabalho conjunto, conectando ensino, pesquisa e atuação institucional às realidades e aos desafios dos territórios amazônicos.


O Fórum Ampliado de Reitores e Dirigentes do Ensino Superior ANEC 2026 acontece nos dias 18 e 19 de agosto, na PUC Minas, em Belo Horizonte, com o tema “Ensino Superior em Reconfiguração: Estratégia, Sustentabilidade e Identidade”.


Com informações de Repam.

Comentários


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page