top of page
  • Secom

Regional Nordeste 5 da CNBB inicia mobilização para impulsionar CF 2024 no Maranhão


Foram três dias de estudo com assessoria de padre Jean Poul Hansen. Este já é o segundo passo para a mobilização da Campanha da Fraternidade na Igreja Católica no Maranhão.

Padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB, detalhou aos presentes no Seminário Regional, o Ver, o Julgar e o Agir da Campanha da Fraternidade 2024.

Reunidos entre os dias 13 e 15 de outubro, representantes de oito das 12 (arqui)dioceses do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram do Seminário Regional em preparação e animação para a Campanha da Fraternidade 2024.


O evento aconteceu no Centro Franciscano de Animação Missionária - CEFRAM, em Bacabal, com assessoria do secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen.


Antecedendo o Seminário Regional, o Regional Nordeste 5 participou do Seminário Nacional de Campanhas, na ocasião foram apresentados aos participantes toda a dinâmica da CF 2024, e seus materiais de divulgação, bem como hino oficial.


Após participarem do Seminário Regional, as equipes de campanhas das dioceses terão a responsabilidade de realizar o repasse em suas dioceses. “As equipes devem motivar os irmãos e irmãs para que realizem o estudo do texto-base, as celebrações propostas nos subsídios por meio de rodas de conversas, debates, dinâmicas, podendo usar as diferentes estratégias, o que nós desejamos é que realmente o nosso regional abrace a campanha da fraternidade e promova por meio do diálogo a amizade social”, destacou Letícia Canavieira, da Equipe Regional de Campanhas.


Com a realização do Seminário Regional, as dioceses e a arquidiocese devem agora organizar suas equipes para melhor promover os estudos e mobilizar a temática da Campanha da Fraternidade 2024 em seus territórios missionários, incluindo neste contexto as Pastorais de Comunicação a fim de intensificar a divulgação da Campanha da Fraternidade para a Igreja e para a sociedade.



Sobre a CF

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus, em 1964. Portanto, são 60 anos da Campanha da Fraternidade no Brasil.

Em 2024, o tema será “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.


A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma do próximo ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.


Fotos: Pascom Diocese de Bacabal.


49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page