top of page

Regional Nordeste 5 marca presença no Seminário Nacional das Campanhas em Brasília (DF)

  • Secom
  • 18 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

O evento aconteceu em Brasília, sob a coordenação do padre Jean Poul, secretário executivo de Campanhas e do Setor das Campanhas da CNBB.

ree

Entre os dias 14 e 17 de setembro, o Setor Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou o Seminário Nacional das Campanhas, na Casa Dom Luciano Mendes, em Brasília (DF), reunindo representantes dos regionais do país.


Durante o Seminário foram oferecidas reflexões por especialistas sobre o que é uma Campanha; as Campanhas na Igreja do Brasil; os Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade; os 60 anos da Campanha da Fraternidade; a Campanha da Fraternidade de 2024, bem como plenárias e discussões.


Cerca de 60 lideranças responsáveis pela dinamização da Campanha da Fraternidade nos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), jornalistas e comunicadores dos regionais e representantes da Pastoral da Comunicação no Brasil, de canais de televisão católicas e da Signis Brasil participaram do Seminário.


Regional Nordeste 5 e a comunicação nas Campanhas

ree
Ariana Frós e Letícia Canavieira, representantes do Regional Nordeste 5.

Do Regional Nordeste 5, a Igreja Católica no Maranhão, participaram Ariana Frós, da assessoria de comunicação do Regional Nordeste 5; e Letícia Canavieira, da coordenação regional da Equipe de Campanhas. Para Letícia, o Seminário Nacional das Campanhas foi um momento para aquecer o coração.


“Refletimos sobre o que é, e a importância das campanhas. Aprofundamos a temática da CF 2024 e alinhamos a caminhada. Penso que a partir de agora retornamos para os nossos regionais mais comprometidos com a missão de realizar a CF - Fraternidade e a Amizade Social”, disse.

A presença dos comunicadores, pela primeira vez neste Seminário, reflete a importância que a assessoria nacional das Campanhas da CNBB dá à comunicação. Segundo padre Jean Poul, secretário executivo de Campanhas, espera-se dar um salto de qualidade na comunicação das Campanhas da CNBB.

ree
Comunicadores participaram pela primeira vez do Seminário Nacional das Campanhas.

Atuando na assessoria de Comunicação do Regional Nordeste 5, a jornalista Ariana Frós reafirma a importância da presença dos comunicadores nesta Seminário que ficarão, de certa forma, responsáveis pelo encantamento da temática da CF 2024 em seus regionais. “É hora de juntar os comunicadores e fazer reverberar a Fraternidade e a Amizade Social, além de encantar nosso público interno e externo a entender a importância das Campanhas para a Igreja e para a sociedade”, afirmou.


60 anos da Campanha da Fraternidade

A celebração de abertura do Seminário teve como tema: “Campanha da Fraternidade, 60 anos a serviço da vida plena para todos”. A celebração recordou de todos os temas e lemas das campanhas desde a primeira Campanha Fraternidade realizada na cidade de Nísia Floresta (RN), em 1960, ação que deu origem à campanha assumida nacionalmente pelo episcopado brasileiro e pela Igreja no Brasil.


ree

Entre um cartaz e outro, os participantes também cantaram os trechos das músicas das campanhas e fizeram memória pessoal sobre algum fato ou alguma campanha que tenha marcado sua vida pastoral e na Igreja. No segundo dia do seminário, a história das Campanhas foi retomada com mais aprofundamento.


Transparência com os recursos

O ecônomo e membro do Conselho Gestor da CNBB, monsenhor Nereudo Freire Henrique, apresentou uma prestação de contas das Campanhas realizadas pela CNBB, com foco nas CF e Campanha para a Evangelização do último ano.


O monsenhor celebrou o fato de que 89% das dioceses repassaram os recursos ao Fundo Nacional de Solidariedade relativos à CF de 2023 e destacou que restam o envio dos recursos de 42 dioceses. Em 2022, o FNS apoiou 186 projetos que somam um total de 4,998 milhões de reais. Os participantes chamaram a atenção para a necessidade de avançar sempre mais para maior compromisso e transparência, fatos que vão dar cada vez mais credibilidade à Campanha e às coletas.


Campanha da Fraternidade 2024

ree
Padre Dário Boss ajudou os participantes a refletirem o “Ver” da CF 2024.

A temática da Campanha da Fraternidade 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema “Vós sóis todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8) e durante o Seminário foi abordada por padre Dário Boss, que ajudou os participantes a refletirem o “Ver”, com uma análise de Caim e Abel. Em seguida, Mariana Venâncio, da assessoria da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, apontou o “Iluminar”, tendo como base as iluminações presentes no Texto-Base da CF. Por fim, os participantes foram divididos em grupos para propor as ações, como se desenvolverá o “Agir” nesta edição da CF.


Encerramento e lançamento do Hino Oficial da CF 2024

ree
Celebração de Encerramento. Foto: Osnilda Lima.

Uma celebração eucarística presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, na Basília de São Francisco de Assis, marcou o encerramento do Seminário Nacional das Campanhas e também o lançamento do Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2024. A data do Seminário 2024 já está agendada para os dias 26, 27, 28 e 29 de setembro.



Comentários


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page