top of page
  • Secom

Regional Nordeste 5 marca presença no Seminário Nacional das Campanhas em Brasília (DF)

O evento aconteceu em Brasília, sob a coordenação do padre Jean Poul, secretário executivo de Campanhas e do Setor das Campanhas da CNBB.


Entre os dias 14 e 17 de setembro, o Setor Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou o Seminário Nacional das Campanhas, na Casa Dom Luciano Mendes, em Brasília (DF), reunindo representantes dos regionais do país.


Durante o Seminário foram oferecidas reflexões por especialistas sobre o que é uma Campanha; as Campanhas na Igreja do Brasil; os Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade; os 60 anos da Campanha da Fraternidade; a Campanha da Fraternidade de 2024, bem como plenárias e discussões.


Cerca de 60 lideranças responsáveis pela dinamização da Campanha da Fraternidade nos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), jornalistas e comunicadores dos regionais e representantes da Pastoral da Comunicação no Brasil, de canais de televisão católicas e da Signis Brasil participaram do Seminário.


Regional Nordeste 5 e a comunicação nas Campanhas

Ariana Frós e Letícia Canavieira, representantes do Regional Nordeste 5.

Do Regional Nordeste 5, a Igreja Católica no Maranhão, participaram Ariana Frós, da assessoria de comunicação do Regional Nordeste 5; e Letícia Canavieira, da coordenação regional da Equipe de Campanhas. Para Letícia, o Seminário Nacional das Campanhas foi um momento para aquecer o coração.


“Refletimos sobre o que é, e a importância das campanhas. Aprofundamos a temática da CF 2024 e alinhamos a caminhada. Penso que a partir de agora retornamos para os nossos regionais mais comprometidos com a missão de realizar a CF - Fraternidade e a Amizade Social”, disse.

A presença dos comunicadores, pela primeira vez neste Seminário, reflete a importância que a assessoria nacional das Campanhas da CNBB dá à comunicação. Segundo padre Jean Poul, secretário executivo de Campanhas, espera-se dar um salto de qualidade na comunicação das Campanhas da CNBB.

Comunicadores participaram pela primeira vez do Seminário Nacional das Campanhas.

Atuando na assessoria de Comunicação do Regional Nordeste 5, a jornalista Ariana Frós reafirma a importância da presença dos comunicadores nesta Seminário que ficarão, de certa forma, responsáveis pelo encantamento da temática da CF 2024 em seus regionais. “É hora de juntar os comunicadores e fazer reverberar a Fraternidade e a Amizade Social, além de encantar nosso público interno e externo a entender a importância das Campanhas para a Igreja e para a sociedade”, afirmou.


60 anos da Campanha da Fraternidade

A celebração de abertura do Seminário teve como tema: “Campanha da Fraternidade, 60 anos a serviço da vida plena para todos”. A celebração recordou de todos os temas e lemas das campanhas desde a primeira Campanha Fraternidade realizada na cidade de Nísia Floresta (RN), em 1960, ação que deu origem à campanha assumida nacionalmente pelo episcopado brasileiro e pela Igreja no Brasil.


Entre um cartaz e outro, os participantes também cantaram os trechos das músicas das campanhas e fizeram memória pessoal sobre algum fato ou alguma campanha que tenha marcado sua vida pastoral e na Igreja. No segundo dia do seminário, a história das Campanhas foi retomada com mais aprofundamento.


Transparência com os recursos

O ecônomo e membro do Conselho Gestor da CNBB, monsenhor Nereudo Freire Henrique, apresentou uma prestação de contas das Campanhas realizadas pela CNBB, com foco nas CF e Campanha para a Evangelização do último ano.


O monsenhor celebrou o fato de que 89% das dioceses repassaram os recursos ao Fundo Nacional de Solidariedade relativos à CF de 2023 e destacou que restam o envio dos recursos de 42 dioceses. Em 2022, o FNS apoiou 186 projetos que somam um total de 4,998 milhões de reais. Os participantes chamaram a atenção para a necessidade de avançar sempre mais para maior compromisso e transparência, fatos que vão dar cada vez mais credibilidade à Campanha e às coletas.


Campanha da Fraternidade 2024

Padre Dário Boss ajudou os participantes a refletirem o “Ver” da CF 2024.

A temática da Campanha da Fraternidade 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema “Vós sóis todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8) e durante o Seminário foi abordada por padre Dário Boss, que ajudou os participantes a refletirem o “Ver”, com uma análise de Caim e Abel. Em seguida, Mariana Venâncio, da assessoria da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, apontou o “Iluminar”, tendo como base as iluminações presentes no Texto-Base da CF. Por fim, os participantes foram divididos em grupos para propor as ações, como se desenvolverá o “Agir” nesta edição da CF.


Encerramento e lançamento do Hino Oficial da CF 2024

Celebração de Encerramento. Foto: Osnilda Lima.

Uma celebração eucarística presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, na Basília de São Francisco de Assis, marcou o encerramento do Seminário Nacional das Campanhas e também o lançamento do Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2024. A data do Seminário 2024 já está agendada para os dias 26, 27, 28 e 29 de setembro.



45 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page