top of page
  • Secom

Pascom Regional realiza encontro com foco na sinodalidade e comunhão

Atualizado: 17 de ago. de 2022


Conduzida pelo tema “Sinodalidade: oração, comunhão e missão na sociedade”, a Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 5, a Igreja no Maranhão, realizará de 26 a 28 de agosto, no Centro Nossa Senhora da Piedade, diocese de Coroatá, o Encontro Regional de Comunicação.


Este ano, o Encontro irá ocorrer nas terras de São Raimundo Nonato dos Mulundus, que estará em festejo. O Encontro conta com a participação das comissões diocesanas compostas por seus coordenadores, assessores eclesiásticos e convidados. Cada diocese formará sua delegação para participação no encontro, conforme articulação dos coordenadores diocesanos.


“Estamos no alvorecer de um tempo feliz em nossa comunicação, vamos realizar o nosso segundo encontro regional após duro contexto pandêmico. Com condições melhores, melhorias no planejamento e com largas expectativas. Este encontro, assim como o anterior, será mais um passo em direção ao modelo ideal que queremos para a Comunicação em nosso regional: Comunhão”, afirma Paulo Victor, coordenador regional da Pascom Maranhão.


Comunicadores do Regional Nordeste 5 reunidos durante o Encontro de Comunicadores ocorrido em 2021.

Programação

A programação conta com momentos de escuta, formações, plenárias, planejamento, calendarização. Nesta edição, como já experimentado no ano passado, e, por esse ser o ano do eixo espiritualidade, será vivido um encontro com forte cunho espiritual. A programação irá contemplar diferentes momentos com visita ao mosteiro beneditino (na diocese) para as orações monásticas e santa missa de abertura do encontro.


As pastorais sociais estarão entre as prioridades de estudo para a implementação de estratégias afins: caminhos de transversalidade da Pascom Maranhão para a comunhão pastoral com as Pastorais Sociais.


Bispo Referencial

Esta será a primeira edição com a presença de dom Gilberto Pastana de Oliveira, arcebispo metropolitano da arquidiocese de São Luís, e bispo referencial para a Comunicação no Regional Nordeste 5. Ele se unirá aos comunicadores em momentos de formação e conhecimento sobre as atividades da comunicação na Igreja maranhense.

Dom Gilberto Pastana foi eleito bispo referencial para a Comunicação na última privativa dos bispos de 2021. Foto: Ribamar Carvalho

O último encontro presencial da Pascom Maranhão aconteceu em setembro de 2021, no Sítio dos Padres, em São José de Ribamar, arquidiocese de São Luís. No último dia, foi eleita a diocese de Coroatá para acolher o encontro no ano seguinte. Na oportunidade, a diocese estava representada pelas comunicadoras Auzenir e Raimundinha, que tiveram a aprovação do bispo diocesano e presidente do Regional Nordeste 5, dom Sebastião Bandeira. Reveja aqui.





50 visualizações0 comentário
bottom of page