top of page
  • Secom

Pascom Balsas realiza encontro eletivo e traz a sinodalidade como centralidade dos estudos



Com o tema “Comunicação e Sinodalidade”, neste final de semana, 25 e 26, paróquias da diocese de Balsas estiveram reunidas para encontro diocesano eletivo da Pastoral da Comunicação. Com a pastoral implantada já em mais da metade das paróquias da diocese, as pastorais tiveram presença efetiva e integral no encontro, e, junto a elas, a Renovação Carismática Católica - RCC e o Centro Vocacional Rainha dos Apóstolos.


Dois importantes recados foram dados antes mesmo da abertura do encontro, como incentivo para o que haveria de vir: dom Valentim de Meneses, bispo diocesano, falou da importância da pastoral para a missão daquela Igreja particular, e do Alex Ferreira, secretário-geral da Pascom Brasil, que destacou a importância da natureza do encontro para a vida da Pastoral em Balsas, e ressaltou a comunhão construída no regional, alinhando os níveis nacional, regional e diocesano, aliás, um trabalho insistente da Pascom Maranhão.


O padre Genivaldo Ribeiro, assessor eclesiástico, abriu o encontro animando as lideranças pastorais a saírem impulsionadas pelo espírito de missão e viverem a pastoral em suas paróquias. Padre João Filho, vigário geral da diocese, fez a palestra de abertura esclarecendo os caminhos da sinodalidade.



Paulo Victor, coordenador regional da Pascom Maranhão, moderou o estudo central do encontro que ocorreu em dois momentos do dia.


"Comunicação é sinodalidade, a Pascom é transversal, sua estratégia é o diálogo; ela não é autoreferencial, mas, ao contrário, é a pastoral da integração. Deve permear a vida eclesial da Igreja em seus diferentes níveis, e comunicar a Boa-Notícia com eficácia evangelizadora", destacou Paulo Victor sobre o tema central proposto.


O encontro contou com larga programação espiritual, atendendo a orientação regional para os encontros, e fomentou a articulação por meio de diferentes experiências de trabalho entre as paróquias. O eixo produção foi atendido pelas oficinas com a presença de profissionais do mercado que trouxeram temas ligados à criatividade na elaboração de conteúdo para redes sociais e transmissão de missas.


No domingo, Paulo Victor ainda moderou outro momento de estudo sobre a implantação da pastoral nas paróquias, eixos e grupos de trabalho.


As paróquias apresentaram propostas para o calendário diocesano a partir dos quatro eixos e, após planejamento, seguiu a eleição para o quadriênio 2023 a 2027.


Eleição


Nova coordenação eleita para o quadriênio 2023/2027. Ao centro, padre Genivaldo Ribeiro, assessor eclesiástico da Pascom.

Vinícius Santos, de Balsas, foi reeleito, por unanimidade, como coordenador diocesano; Bruna Fernandes, do município de Paraibano, foi eleita vice-coordenadora; Luara Batista, secretária executiva; e José Carlos, tesoureiro, ambos também de Balsas.


“Assumir a coordenação diocesana da Pascom foi um desafio, pois teríamos que fazer-la nascer nas paróquias, e acaba não sendo uma missão fácil, mas assumimos com muita confiança que conseguiríamos plantar uma semente e colher frutos, e isso vem acontecendo. Realizamos o nosso segundo encontro diocesano com a presença de 11 paróquias da diocese, ou seja, as sementes plantadas vêm dando bons frutos. A nossa reeleição nos dar a oportunidade de continuar plantando sementes nas demais paróquias para colher frutos e continuar regando as que já estão com frutos para que sigamos colhendo mais e mais. Comunicar é uma missão”, destacou Vinícius, reeleito, coordenador diocesano.


A santa missa presidida pelo assessor eclesiástico, padre Genivaldo Ribeiro, encerrou o encontro com o envio da nova coordenação e bênção sobre as pastorais paroquiais.


"Estamos no Ano Vocacional, entender a natureza sinodal da pastoral e ainda sua vocação é basilar pra vivê-la integralmente quer seja na paróquia, quer seja na diocese; a Pascom Maranhão tem se empenhado em estar presente em todos os encontros, e ao visitar as dioceses levo as minhas esperanças, para esperançar com eles, e deixo meus sonhos para sonharem comigo", finalizou Paulo Victor.


Com informações da Pascom Balsas. Fotos: Paulo Victor.

54 visualizações0 comentário
bottom of page