Dioceses do Maranhão reúnem milhares de fiéis para celebrar Corpus Christi
- Ariana Frós
- há 8 horas
- 3 min de leitura

Na última quinta-feira, dia 04/06, a Igreja celebrou a solenidade de Corpus Christi, uma das datas mais significativas do calendário litúrgico católico, marcada pela profunda expressão de fé na Sagrada Eucaristia, o próprio Corpo e Sangue de Cristo. Uma Festa que tem origem no século XIII, sendo instituído pelo Papa Urbano IV.
Em diversas cidades do Brasil e do mundo, a solenidade é marcada por missas festivas e procissões que percorrem ruas ornamentadas com os tradicionais tapetes coloridos, confeccionados com serragem, flores e outros materiais. No Regional Nordeste 5, a Igreja no Maranhão, as dioceses celebram tanto em nível paroquial quanto diocesano.
Ele está no meio de nós

Na arquidiocese de São Luís do Maranhão, por exemplo, cerca de 60 mil fiéis participaram da solenidade no Estádio Castelão, demonstrando a força e a vitalidade da devoção eucarística no Brasil. Este ano, o tema “Ele está no meio de nós”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2026, protagonizou as reflexões da celebração que iniciam com um período de quatros dias de preparação espiritual com encontros nas famílias, na vizinhança, na comunidade e na Igreja Matriz.
“Eucaristia, fonte de comunhão e paz”
A Solenidade de Corpus Christi é celebrada com uma grande expressão de fé também na diocese de Imperatriz. Em 2026, 50 mil fiéis de diversas cidades da região reuniram-se no Estádio Frei Epifânio D’Abadia, desde o início da tarde de 04 de junho.

Com o tema “Eucaristia, fonte de comunhão e paz”, a celebração deste ano destaca o chamado à unidade, à esperança e à vivência concreta do amor que brota de Cristo presente na Eucaristia. A proposta pastoral busca fortalecer os laços familiares, promover a fraternidade nas comunidades e incentivar a construção de uma sociedade mais justa e reconciliada.
Outro elemento marcante desta edição foi a escolha da cor rosa como símbolo oficial da celebração. O gesto carrega um forte apelo social e pastoral: promover a conscientização e o combate ao feminicídio e a toda forma de violência contra a mulher. A Diocese reforça, assim, seu compromisso com a defesa da vida e da dignidade humana, destacando a importância da presença feminina na Igreja, na família e na sociedade.

“Elas são 80% dos que participam de nossas comunidades. Junto com o Papa Francisco e agora Papa Leão, dando esse destaque, essa valorização ao papel das mulheres. E, ao mesmo tempo, denunciando todo tipo de violência contra a mulher e dizendo não ao feminicídio. Nos unimos às organizações, a sociedade e ao Governo, a todos que fazem esse trabalho contra a violência, qualquer tipo de violência contra a mulher e contra o feminicídio. Eucaristia, fonte de comunhão e de paz”, relatou dom Vilsom Basso.
Celebrar Corpus Christi no Regional Nordeste 5 é mais do que manter uma tradição: é testemunhar publicamente a fé em Jesus Cristo presente na Eucaristia. Ao reunir milhares de fiéis em oração, procissão e comunhão, a Igreja Católica no Maranhão reafirma sua missão de ser sinal de unidade e instrumento de paz em meio aos desafios do mundo contemporâneo.





Comentários