top of page
  • Secom

Juventude & Política 2º Episódio: Compromisso com a verdade

A internet e as novas tecnologias possibilitaram que o volume de informações que recebemos e compartilhamos seja muito maior que a nossa capacidade de discernimento. Neste contexto, as chamadas “fake news” ganham espaço e objetivam a busca pelo poder, dinheiro, disseminar medo e desinformação, prejudicar e arruinar reputações. O período eleitoral e todas suas particularidades é momento de ainda mais atenção. O nosso “Compromisso com a verdade” é o tema do segundo episódio da série “Papo de Jovem: Juventude & Política”.


Como nos disse Papa Francisco no último mês de julho, em mensagem ao Congresso Mundial de Comunicadores Católicos em Seul, na Coreia do Sul, é preciso “combater a mentira e a desinformação”, acrescentando a necessidade de “ajudar as pessoas, principalmente os jovens, a desenvolver o sentido crítico e aprender a distinguir o verdadeiro do falso e o certo do errado”.


Assista ao vídeo. Baixe aqui o subsídio ENCONTROS e reúna seu grupo/movimento para reflexão.

A cada semana do mês de agosto, será disponibilizado um novo episódio preparado pela Equipe de Subsídios da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ). O convite é que as reflexões ocorram nos grupos de jovens, movimentos, novas comunidades, pastorais da juventude, congregações, obras sociais, escolas e espaços universitários.


Pe. Antonio Ramos, sdb, assessor externo da CEPJ, explica que as juventudes são parte importante do processo político, por isso a Comissão convidou vários jovens para falar sobre o tema, tendo como texto a Cartilha de Política da Igreja do Brasil.


“Essas reflexões ajudarão as juventudes a não se enganarem com ideologias que iludem e depois escravizam, matando o seu protagonismo. Somos cidadãos do Reino de Deus e temos como compromisso propagar a Civilização do Amor para que ‘todos tenham vida em abundância’ (Jo 10,10)”, diz.

33 visualizações0 comentário
bottom of page