Junho Verde: o futuro é agora!
- Ariana Frós
- 3 de jun.
- 1 min de leitura

O Junho Verde, instituído pela Lei 14.393/2022, a partir de uma iniciativa da CNBB, ganha neste ano de 2025 uma densidade ainda maior. Celebramos acontecimentos profundamente conectados: o ano do Jubileu da Esperança, o aprofundamento do tema da Ecologia Integral com a Campanha da Fraternidade 2025, a realização da COP30 no Brasil e os 10 anos da publicação da encíclica Laudato Si’, documento que marcou profundamente o magistério social da Igreja e inspirou uma nova consciência ecológica em todo o mundo.
A Lei estimula iniciativas do poder público em parceria com escolas, universidades, empresas públicas e privadas, igrejas, comércio, entidades da sociedade civil, comunidades tradicionais e populações indígenas, etc.
Conheça as propostas de ações e anime sua paróquia, diocese, comunidade ou território a somar esforços. O Junho Verde acontece também no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, ocasião que vivencia a Semana do Meio Ambiente.
No Maranhão, a iniciativa se torna ainda mais concreta com o apoio que o Regional Nordeste 5 oferece à iniciativa popular que propõe uma lei estadual para proibir a pulverização aérea de agrotóxicos, o que causa muitos estragos ao meio ambiente e à população.
A campanha volta aos cenário estadual da Igreja com o Seminário que acontecerá de 20 a 22 deste mês, no Centro Diocesano de Caxias, em Caxias (MA), que contará com a presença de lideranças diocesanas e das Pastorais Sociais/Repam.
Comments