Em reunião do Conselho Episcopal Pastoral, bispos estudam as análises de conjuntura social e eclesial
- CNBB
- 25 de set.
- 1 min de leitura
Nos dias 23 e de 24 de setembro, aconteceu a última reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste ano de 2025. O encontro, na sede da entidade, em Brasília (DF), reúne a Presidência da CNBB, os presidentes e assessores das Comissões Episcopais e representantes de organismos do Povo de Deus. Nas reflexões, na pauta e nos debates, as preocupações e iniciativas em vista da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.
COP30
O primeiro tema abordado na reunião foi a análise de conjuntura social, sobre o contexto da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima, a COP30, marcada para novembro, na cidade de Belém do Pará (PA). O material apresentado pelo Grupo de Análise de Conjuntura Padre Thierry Linard buscou oferecer “uma avaliação para o presente e algumas indicações para o futuro”, segundo o bispo de Carolina (MA) e presidente do grupo, dom Francisco Lima.

Dom Francisco Lima | Foto: Fiama Tonhá/CNBB
Ele resgatou o histórico das Conferências do Clima, o contexto da conferência deste ano em mundo em conflito e frente a uma emergência climática cada vez mais grave. Foi identificado que há “muitas negociações e poucas decisões concretas”, além de uma crise no multilateralismo, a cooperação de diversos países na busca de soluções frente à crise climática.
Participaram ainda dessa reunião os bispos: Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5; Dom Valdeci Santos, bispo da diocese de Brejo e presidente da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora.
Com informações de Luiz Lopes Jr. da CNBB.




Comentários