top of page

Dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges - 25 anos de ordenação episcopal

Atualizado: 7 de out. de 2020


Dom Xavier Gilles, 25 anos de ordenação episcopal

Por Kécio Rabelo | Advogado

Arquidiocese Metropolitana de São Luís

“Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar”. Dom Xavier, esta máxima de vida, falada, escrita e vivida por dom Pedro Casaldaglia, pode ser, sem dúvida alguma uma descrição de sua vida. Vida generosamente dedicada, - nestes mais de 50 anos - a Igreja do Brasil, presente neste pedaço de chão, cujo anúncio do Evangelho fora marcado há mais de 400 anos pela presença de Claude d'Abbeville e Yves d'Évreux, seus compatriotas.


É tempo de fazer memória!


Dom Xavier, carrega em seus passos, agora mais lentos, um pedaço significativo da história de inserção e compromisso da Igreja no Maranhão em favor dos empobrecidos, dos lavradores, ribeirinhos, quilombolas, do ameaçados e perseguidos. Ensinou, aprendeu, conviveu e encarnou-se, fazendo-se irmão e companheiro. Em favor de seus ideais, não segregou, não escolheu, não se recolheu. A diversidade de seus amigos, de suas relações, sempre foram marcas por sua profunda liberdade humana, inspirando fraternidade e criando laços de amizade sincera, sem distinção. Ama profundamente a Igreja. Ama profundamente seu povo.


Homem da esperança, não conhece o pessimismo. Olha a diante com a mesma expectativa que o fizera perder de vista o horizonte naquela viagem de pouco mais de 10 dias de navio, que o trouxera à sua terra de missão. Nem mesmo o tempo, com suas limitações, foram capazes de roubar-lhe essa esperança; ainda, que como aquela, versejada por João Bosco e Aldir Blanc e interpretada por Elis: “ a esperança que dança na corda bamba, a esperança equilibrista” – a esperança de quem conheceu de perto, sentiu na própria pele o braço forte da tirania,nos anos sombrios do império do medo e da perseguição, que se Deus quiser, jamais voltarão!


É tempo de celebrar! Quer nas lutas pela terra, nas empreitadas pelas comunidades distantes, nas estradas de São Benedito e Urbano Santos, ou nos campos alagados de Viana, numa visita afetiva à sua França natal, sob os encantos do rio Loire, ou ao redor da mesa em companhia de um bom vinho e de um bom papo.


É sua presença, mesmo quando as palavras são raras, que nos inspira, à nossa maneira, neste tempo de travessia e turbulências, a seguir os passos, – retomando suas palavras - "do subversivo de Nazaré".


Louvamos o Deus da Vida por sua presença entre nós! Parabéns!!!


Publicado originalmente em 16.03.2020

Comments


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page