Seminaristas do Maranhão participam do 5º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, em Teresina (PI)
- Ariana Frós
- 24 de jul.
- 2 min de leitura

Reunidos em Teresina, no Piauí, desde a última segunda-feira (21/07), seminaristas de todo Brasil participam do 5° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMISE), cujo tema é "Discípulos Missionários de esperança".
O tema escolhido reflete a necessidade de fortalecer a animação missionária da Igreja, especialmente em tempos de desafios e transformações sociais. A esperança é colocada como um elemento central na caminhada dos seminaristas, que são chamados a ser sinais de luz e esperança nas comunidades onde atuam.
O congresso é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), por meio da Pontifícia União Missionária e do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta edição marca de forma especial, os 40 anos do COMISE.
O congresso está sendo um espaço de reflexão, formação e vivência missionária. A programação conta com conferências, oficinas, momentos de espiritualidade e partilhas de experiências missionárias, incentivando o compromisso evangelizador dos futuros presbíteros.
O Maranhão enviou uma delegação com 12 missionários:
Pe. Paulo Celso (assessor Eclesiástico do Comise Maranhão);
11 seminaristas das diversas dioceses do estado.
"Nós viemos com uma caravana de 12 missionários, sendo 11 seminaristas, juntamente com o padre Paulo Celso, que é a nosso assessor eclesiástico, representando todo o nosso regional Nordeste 5, o Estado do Maranhão. Então contamos com as orações, contamos com as energias de vocês, para que nós possamos assim refletir, conviver, estudar e pensar a nossa formação, o nosso processo formativo, tendo como o fio condutor a nossa missionariedade, como nós sabemos, é a essência de todo ser cristão, de todo ser batizado", relatou Kevin Mateus, assessor de comunicação do COMISE Nordeste 5 da CNBB.
Com a colaboração de Kevin Mateus / assessor de comunicação do COMISE NE 5.





Comentários