top of page
  • Secom

Diocese de Brejo se prepara para ordenar sua primeira turma de Diáconos Permanentes

Atualizado: 25 de out. de 2023



A Catedral Nossa Senhora da Conceição, Brejo (MA), acolherá a ordenação diaconal da primeira turma de diáconos permanentes da Diocese de Brejo (MA). Os 10 candidatos ao diaconato permanente serão ordenados pela imposição das mãos de dom José Valdeci Mendes, bispo diocesano de Brejo, no dia 04 de novembro, às 18h30. A celebração vai ser transmitida ao vivo pelas redes sociais da Catedral.


A primeira turma dos diáconos permanentes da Diocese de Brejo iniciou os estudos em 2017 com 17 candidatos. Ao longo do percurso, tiveram adversidades como a pandemia da COVID-19 e a viuvez. “Iniciamos no final do ano de 2017 com nosso primeiro encontro com padres designados pelo bispo e juntos com nossas esposas foram feitas as entrevistas, logo depois as esposas enviaram as cartas de autorização”, afirmou o candidato Antônio de Sousa, um dos integrantes da turma.


No ano seguinte (2018), iniciaram as aulas formativas, sendo concluídas em 2023. Os padres Ribamar, André e agora, padre Jerry foram responsáveis pela reitoria. Os candidatos pertencem às cidades de Chapadinha, Urbano Santos, Belágua, Duque Bacelar, Água Doce, Tutóia, São Bernardo e Barreirinhas.


Ordenação

A ordenação acontecerá dentro da programação da Assembleia Diocesana de Brejo, marcada para os dias 03, 04 e 05 de novembro. Já no dia 30 de outubro, os candidatos participam de um retiro na Paróquia de São Bernardo, em São Bernardo.


A Comissão Nacional, bem como a Comissão Regional dos Diáconos Permanentes enviaram mensagens parabenizando a primeira turma de Diáconos Permanentes e toda a Diocese de Brejo.


“A expectativa é a de que haja na Diocese de Brejo um grande despertar para a evangelização para o servir, para o caminhar junto com o povo, dando a assistência pastoral necessária porque o diácono é o ministro ordenado que deve estar não apenas auxiliando o padre ou o bispo, mas fazendo a sua função de estar junto ao povo, principalmente onde o padre e nem bispo, podem estar presentes”, afirmou o diácono permanente George Castro, coordenador dos diáconos permanentes no Regional Nordeste 5 da CNBB.


Estatísticas

Recentemente a Agência Fides apresentou algumas estatísticas para oferecer uma visão geral da Igreja no mundo. As informações foram extraídas do último “Anuário Estatístico da Igreja” publicado (e atualizado até o dia 31 de dezembro de 2021) e dizem respeito aos membros da Igreja, às estruturas pastorais, às atividades no campo da saúde, do bem-estar e da educação.


Os diáconos permanentes em todo o mundo continuam a crescer, 541 foram ordenados, atingindo o total de 49.176. Os aumentos ocorreram em todos os continentes: África (+59), América (+147), Ásia (+58), Europa (+268) e Oceania (+9).

1.148 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page