top of page
  • Secom

Diocese de Balsas lança Brasão Diocesano Oficial



Com a chegada de dom Valentim à diocese de Balsas, surge a ideia da criação do brasão oficial da Diocese de Balsas. O bispo diocesano solicitou à Pastoral da Comunicação a elaboração de um símbolo que representasse as características diocesanas. Todo brasão diocesano tem elementos que na heráldica (arte ou ciência cujo objeto é o estudo da origem, evolução e significado dos emblemas blasônicos, assim como a descrição e a criação de brasões) são composições formadas por um escudo e mais alguns elementos.




Descrição


“Emoldurado ao corpo do brasão estão a mitra (símbolo do poder espiritual e da dignidade episcopal), a Cruz Processional (símbolo do caminho que nos leva à salvação), o báculo (símbolo da missão de conduzir todo o rebanho ao Cristo Salvador) e dois listel, um com o nome da Diocese de Balsas e a data de sua elevação e outro com nome Bodas de Esmeralda, trazendo presente o jubileu de esmeralda na qual a diocese está comemorando.”



Interpretação


No primeiro campo, na cor branca (prata), o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da diocese. A cor prata refere-se a integridade, pureza, obediência e firmeza.


O segundo campo, ainda na cor branca (prata), nos traz presente os rios que banham a nossa diocese e as árvores nativas do cerrado, na qual são de forte predominância no território diocesano.


No terceiro campo, em esmalte azul, a Bíblia, Palavra de Deus, ilumina e conduz a ação evangelizadora da Diocese. A cor azul refere-se às virtudes da justiça, lealdade, doçura e piedade.


No quarto campo, em esmalte amarelo (ouro), a sandália representando a missão. Somos uma Igreja Missionária. A cor ouro indica a excelência da caridade, e mostra o amor e a nobre missão de anunciar o evangelho a todos os povos.



A partir deste lançamento, todos os materiais produzidos pela Diocese serão assinados com o Brasão Oficial.


Texto: Pascom Diocese de Balsas

16 visualizações0 comentário
bottom of page