top of page

Projeto Esperançar lança curso sobre prevenção ao suicídio de adolescentes e jovens

  • Secom
  • 26 de set.
  • 2 min de leitura
ree

Aulas são gratuitas e certificação é emitida pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Foto: Divulgação



Em sintonia com o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o projeto Esperançar do Grupo UBEC lança o curso “Cuidar da Vida: prevenção ao suicídio entre adolescentes e jovens”. A formação foi desenvolvida em parceria com a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é indicada para agentes pastorais, lideranças juvenis, educadores e profissionais de diferentes áreas que atuam diretamente com o público juvenil. O curso é gratuito, tem carga horária de 15 horas e certificação emitida pela Universidade Católica de Brasília (UCB).


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta ainda que as Américas são a única região do mundo a registrar aumento nas mortes por suicídio desde 2000.


Para o coordenador corporativo de Pastoralidade do Grupo UBEC, Joaquim Alberto Andrade, a nova formação representa um marco de compromisso social. “A ação materializa o compromisso integral e efetivo da UBEC e da CNBB com a vida em plenitude das juventudes, como oportunidade de oferecer um caminho formativo gratuito e inovador e de conscientização sobre o tema do cuidado com a vida. Um tempo fecundo de zelar por tantas humanidades que são fragilizadas pelos contextos contemporâneos.”


A proposta busca formar multiplicadores e líderes capazes de atuar na prevenção ao suicídio, especialmente em grupos juvenis, oferecendo apoio às famílias, acolhimento e espaços de diálogo. Os conteúdos percorrem temas como adolescência e juventude, fatores de risco, comportamento suicida, intervenção, prevenção, manejo de crises, rede de apoio, posvenção, além da posição da Igreja Católica diante da realidade do suicídio.


Para Dom Vilson Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, a iniciativa é uma resposta urgente e cheia de esperança. “Estimo que a formação ajudará toda a comunidade educativa a traçar novas perspectivas e práticas no cuidado de nossos jovens. Que juntos possamos ser sal e luz na vida dos jovens que Cristo coloca em nosso meio.”


Esperançar

O Esperançar oferece cursos livres e gratuitos de extensão universitária na modalidade de ensino a distância. São 30 cursos com carga horária de 15 horas, organizados em trilhas temáticas. Os conteúdos são autoinstrucionais e inspirados nos princípios do Pacto Educativo Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desde sua criação, em 2020, o projeto já beneficiou mais de 30 mil estudantes em diferentes regiões do país. Além do reconhecimento nas comunidades atendidas, o projeto Esperançar recebeu, este ano, o Selo Social, maior certificador social do Brasil, por sua contribuição à Educação de Qualidade (ODS 4), uma das metas da Agenda 2030 da ONU.




Comentários


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page