top of page
  • Secom

CPT lança Caderno Conflitos no Campo Brasil 2022, nesta quarta (10), em São Luís (MA)



A Comissão Pastoral da Terra realiza o Lançamento do Caderno de Conflitos Campo Brasil 2022, hoje, dia 10 de maio (quarta-feira), dia em que se faz memória dos 37 anos do martírio de padre Josimo Tavares, das 9h às 17h, no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA. O evento conta com Lançamento do Caderno Conflitos no Campo Brasil 2022 (manhã), seguido do Seminário Conflitos no Campo no Maranhão (tarde).


O objetivo do lançamento é apresentar à sociedade, dados que retratam as violações de direitos humanos cometidos contra povos e comunidades tradicionais, camponesas e camponeses. Violações estas que vão desde conflitos por terra, pelas águas e conflitos trabalhistas até violências contra a pessoa como ameaças de morte, intimidações, tentativa de assassinato, criminalização, assassinato e diversas violações das condições de existência destas populações.



Os números evidenciam o aumento dos assassinatos, dos conflitos por terra, da violência contra povos e comunidades, da invasão de territórios, do uso de agrotóxicos como arma química, entre outras situações que revelam um cenário de verdadeiro martírio dos povos do campo, das águas e das florestas.


O Maranhão, que já apresentava dados alarmantes, em 2022 teve seus números de casos acrescidos. Os dados foram levantados pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduino – CEDOC/CPT Nacional e estão presentes no Caderno de Conflitos Campo Brasil 2022.


Além da apresentação dos dados, haverá fala das comunidades tradicionais e Seminário sobre Conflitos no Campo Maranhão com a presença de professores e especialistas na área.


O evento é presencial e conta com transmissão ao vivo através dos canais Instagram e Youtube @cpt.maranhao, em parceria com o CNLB (Conselho Nacional Laicato do Brasil).


Acompanhe a transmissão ao vivo:



Canal YouTube CPT:


Canal Instagram CPT:


Canal Facebook CPT:


Instagram Moquibom:

75 visualizações0 comentário
bottom of page