top of page
  • Secom

Festival “Nossos Talentos, Nossos Direitos” acontece este sábado


Praça do Letrado, no Vinhais, será palco de desfile de talentos de crianças e adolescentes de cinco municípios maranhenses. Realização é da Cáritas Brasileira Regional Maranhão.


A Praça do Letrado, no Vinhais, será palco, na manhã deste sábado (26), do Festival “Nossos Talentos, Nossos Direitos”. A programação, gratuita, tem início às 9h. A iniciativa é uma realização da Cáritas Brasileira Regional Maranhão com apoio da Kindermission.


Trata-se de uma mostra, reunindo diversas expressões de variadas dimensões da vida humana, entre cultura e esporte, além de um bazar solidário. O festival será protagonizado por filhos e filhas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, público do projeto Catadores de Direitos, desenvolvido pela Cáritas nos municípios de Bacabal, Balsas, Imperatriz, Lago da Pedra e Loreto.


Nas aproximadamente três horas de programação haverá futebol, roda de capoeira, música, poesia, dança e teatro. “O Festival é um momento de festa, é um momento lúdico, mas também é uma forma de dar visibilidade ao trabalho que é feito com essa meninada, de dar visibilidade aos desafios enfrentados por eles, de debater a questão dos direitos e também de superar a invisibilidade dos/as catadores/as”, explica Lena Machado, secretária executiva da Cáritas Brasileira Regional Maranhão.


Ela dá uma ideia da dimensão do projeto: “O projeto Catadores de Direitos é uma oportunidade, primeiro dada a nós enquanto entidade para que possamos dar a nossa contribuição institucional para a defesa dos direitos do público infanto-juvenil no Maranhão; e para as crianças e adolescentes de famílias de baixa renda é uma oportunidade de acesso a atividades esportivas, culturais e socioeducativas para o seu desenvolvimento integral”.


Dimensão – O projeto Catadores de Direitos teve início em 2012 e foi retomado em 2017, completando este ano 36 meses de atividades ininterruptas. 425 crianças, filhos e filhas de catadores e catadoras de materiais recicláveis e de famílias de baixa renda são beneficiadas pelo projeto, que abrange 162 famílias, das quais 90 já estão organizadas em associações locais de catadores/as.


Resultados – Entre os resultados alcançados pode se destacar: 80% das crianças e adolescentes envolvidos no projeto mantêm participação regular no ensino formal; 70% deixaram situações de trabalho infantil nas ruas e nos lixões; duas associações de catadores/as funcionando regularmente (em Imperatriz e Balsas) e uma em fase de implementação (Bacabal); além de incremento na renda familiar (estimativa de 30% nos municípios de Balsas e Lago da Pedra e 60% em Imperatriz).

2 visualizações0 comentário
bottom of page