Com reza do terço, Núcleo de Serviço à Vida da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 5, celebra o Dia Internacional da Família
- Ariana Frós
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Em alusão ao dia Internacional da família, o núcleo de Serviço à Vida da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 5 realizou uma transmissão ao vivo para rezar o terço da vida.
O Santo Terço foi conduzido por Rosi Calácio, que coordena o núcleo junto com seu esposo Fabiano Calácio. Os cinco mistérios tiverem a participação de agentes da arquidiocese de São Luís do Maranhão, Terezinha e Antônio Carlos e Melo e Francilene; diocese de Pinheiro, Tonhinho e Elinete; diocese de Viana, Francisco e Dôra; e de Débora Meireles, coordenadora nacional do movimento de Adoção Espiritual.
"A live/terço foi pensada para homenagear o Dia Internacional da Família, rezando por questões pertinentes às famílias, em geral … acredito que o objetivo foi alcançado, especialmente para mostrar que precisamos rezar juntos, por todas as famílias", disse Rosi Calácio.
Segundo Rosi Calácio, mais transmissões serão feitas para explorar diversos assuntos relacionados à preservação da vida. "Já estaremos articulando uma com o movimento Adoção espiritual que falará sobre a preservação da vida e como a Pastoral Familiar poderá agir para promover e defender a vida em todas as etapas", completou Rosi.
Núcleo de Serviço à Vida

O objetivo do núcleo é promover, defender e cuidar da vida desde a concepção até o seu fim natural, a Pastoral Familiar vem desenvolvendo capacitações e ações pertinentes sobre o Serviço à Vida. A iniciativa é uma articulação, de forma transversal, entre os três setores (pré-matrimonial, pós-matrimonial e Casos Especiais) da Pastoral para conscientizar os integrantes sobre os dilemas atuais no Brasil e no mundo ligados ao tema.
A ideia do Serviço à Vida parte da exortação apostólica Familiaris Consortio, do Papa João Paulo II. O documento propõe quatro deveres essenciais para fortalecer o sentido da família na vida cristã: a formação de uma comunidade de pessoas; o serviço à vida; a participação no desenvolvimento da sociedade; e a participação na vida e na missão da Igreja.
"Estamos com uma equipe de trabalho que reúne algumas pastorais para buscar ações conjuntas e já temos um cronograma para alcançar metas, em busca de trabalhar a defesa da vida… a equipe está formada pela arquidiocese de São Luís, à priori porém iremos estender para o regional", afirma Rosi Calácio.
A equipe é composta por dois casais da Pastoral Familiar, um casal da Pastoral da Pessoa Idosa, Associação Gianna Beretta, e um jovem do Setor Juventude.
Adoção Espiritual
A Adoção Espiritual é um amoroso acolhimento espiritual através da oração. Dura nove meses e consiste em uma recitação diária de um dos mistérios do Rosário e uma oração especial pela criança e por sua família.
A adoção espiritual dos nascituros surgiu como fruto das aparições de Nossa Senhora em Fátima. Maria pediu para rezar o terço, fazer a penitência e reparação pelos pecados.
Comentários