top of page

Romaria e missa de encerramento reúne milhares de romeiros na Cidade-Santuário


Desde às 15h, com a missa de envio, centenas de romeiros no Santuário celebravam São José de Ribamar, enquanto outras centenas aguardavam do lado de fora, em oração, a saída da imagem principal no oratório do Padroeiro. Estima-se que este ano a marca superou os 200 mil presentes em 2018.

A passagem pela avenida principal, marca, para os ribamarenses, a bênção de São José às famílias da cidade. Para os maranhenses é um tempo de renovar as bênçãos de Deus através do santo protetor do Estado.

Ao retornar na Praça do Cruzeiro, outras centenas já aguardavam nas calçadas das casas para acompanhar a chegada da romaria à Concha Acústica para missa de encerramento.

Foto: Padre Cláudio Roberto; Reitor do Santuário do Padroeiro do Maranhão

Missa de encerramento -

A praça principal, do Santuário a Concha, comportava os milhares de romeiros reunidos para celebrar São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão. Padre Cláudio Roberto, reitor, preside a missa concelebrada pelos párocos solidários e padres da forania, auxiliados pela equipe de diáconos do Santuário.

Padre Cláudio Roberto, em sua homilia, enfatiza o papel defensor de São José enquanto cuidador das famílias, e chama atenção dos romeiros: "todas as vezes que aqui estiveram, nesse Santuário, ainda mais quando receberem bênçãos e graças, recordem que seus lares devam ser também santuários!".

Recordem que seus lares devam ser também santuários!

Ainda, chamou atenção que a Amazônia é também assunto da Igreja, pois é terra de missão e a ecologia é responsabilidade da família humana. "Somos todos irmãos, somos família humana cristã: somos Maranhão, somos Amazônia! São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão, é também cuidador da Igreja amazônica maranhense. Rezemos pelo papa Francisco, rezemos pelos nossos bispos que se reunirão no Sínodo para a Amazônia".

Somos Maranhão, somos Amazônia! São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão, é também cuidador da Igreja amazônica maranhense

Para Maria da Graça, de São Luís, Santuário Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo, vir à São José de Ribamar é renovar um tempo de graça: "venho agradecer, pedir a renovação das bênçãos de Deus para minha família, e para as famílias que dela nasceram, pelas mãos intercessoras de São José de Ribamar, o nosso santo padroeiro", declara.

Para José Brasil, de São Luís, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac, "a Amazônia está no coração da Igreja, pois é povo, é pedaço da criação, amar a criação é amar Deus em tudo naquilo que Ele nos deu, em toda a sua obra!".

Padre Gutemberg Feitosa, vice reitor, ressaltou a imensa gratidão a Deus pela realização da edição 2019 do Grande Festejo do Padroeiro do Maranhão. Agradeceu aos padres, diáconos, pastorais, com destaques aos leigos e leigas que foram fundamentais para a realização do Grande Festejo.

Destacou, ainda, os apoiadores que colaboraram para que os trinta dias de festa pudessem ofertar aos romeiros e romeiras bem-estar e favorecessem suas práticas devocionais dentro e fora do Santuário, em todo o perímetro da Cidade-Santuário. "Deus seja louvado e São José de Ribamar venerado por tudo e todos!".

5 visualizações0 comentário
bottom of page