top of page

Acontece nesse final de semana a XIII Romaria da Terra e das Águas 2019


A XIII Romaria da Terra e das Águas terá sua realização nos dias 21 e 22 de setembro, na cidade de Caxias, com o tema: Água e terra, fontes de vida, dons de Deus e direitos de todos e o lema: “Senhor, dá-me desta água!” (Jo. 4,15).

A romaria tem como objetivo valorizar a agricultura familiar agroecológica, mostrar sua importância histórica nos municípios para a conservação da vida e da saúde das pessoas do campo e da cidade.

Agricultores, agricultoras, indígenas, quilombolas, pescadores, extrativistas, lideranças dos movimentos sociais estarão presentes nesta Romaria da Terra e das Águas para expressar a dignidade de seu trabalho, a vocação de agricultor, seu estilo de vida próprio, celebrar a memória de tantos e tantas que foram tombados dando as suas vidas para defender Amazônia. Esta presença também traz a indignação destes trabalhadores e trabalhadoras diante dos ataques às suas terras e exigir do Estado brasileiro a garantia de seus direitos de permanecer em suas terras e territórios.

A última romaria teve sua realização na diocese de Brejo (MA), sendo sediado na cidade de Chapadinha. Esta é quinta edição com título em referência às águas, até o ano de 2006, pois tinha seu título apenas como Romaria da Terra.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA XIII ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS:

DIAS: 21 e 22 de setembro de 2019. LOCAL: Diocese de Caxias - MA 21 DE SETEMBRO

- Chegada das Caravanas a partir das 17 h no Parque da Cidade (a Paróquia N. S. de Nazaré será apoio para as dioceses mais distantes). - Animação das 17:00 às 20:00 horas. - Acolhida às 20:00 horas: abertura oficial – Dom Sebastião Lima / Equipe Local, Dom Sebastião Bandeira / Equipe Central e Coordenação Ampliada e Dom Valqueci / Pastorais Sociais. - Apresentação das Delegações (CNBB – Presidente, Ir. Tea, Dioceses, Movimentos, Pastorais e Regionais). - Celebração Inicial / Eucaristia – Equipe de Liturgia às 21:30 horas

VIGÍLIA

- Reflexão Sobre a Água: Heverton às 23:00 horas - Diocese de Balsas: Cerrado e Agronegócio às 23:30 horas - Povos Indígenas: Celebrar a Vida e a Problemática dos Povos Indígenas às 00:00 horas - Diocese de Imperatriz: Mineração e Diocese de Carolina às 00h - Quebradeiras de Coco às 01:00 hora - Diocese de Grajaú e Diocese de Bacabal : Lutas dos Mártires às 01:30 horas - Quilombolas às 02:00 horas - Diocese de Coroatá e Diocese de Brejo: Eólicas às 02:30 horas - Sínodo para a Amazônia: Dom Valdeci e Martha Bispo às 03:00 horas - Celebração dos Mártires – Equipe de Liturgia às 3:30 horas - Diocese de Pinheiro: Campos, Alcântara e Zé Doca : Mineração às 04:00 horas - Diocese de Viana e Arquidiocese de São Luís: Povos Indígenas, Barragens, Cajueiro, Cacinocultura e Dejetos) às 04:30 horas - Juventudes às 05:00 horas - Diocese de Caxias : Questões dos Rios às 05:30 horas - Motivando a Caminhada: A Água na Bíblia – Ir. Tea às 06:00 horas

- Celebração de Envio – Equipe de Liturgia - CAMINHADA 6:30 horas às 08:30 em torno de 6 a 7 km * Na passagem da ponte do Rio na volta Aspersão feita pelos jovens * Que as dioceses tragam água para aspersão * Passar pelo Moro do Alecrim com uma Reflexão Sobre o Movimento da Balaiada – fala com encenação * Elaborar Carta-Compromisso da Romaria * Às falas sejam a partir da realidade.

13 visualizações0 comentário
bottom of page