top of page

Privativa dos Bispos RE NE 5


O Conselho Episcopal Regional- CONSER ( conhecida como Privativa dos Bispos ), realizou entre os dias 02 e 04 de setembro a Privativa dos Bispos do Regional Nordeste 5. O evento acontece anualmente com duas privativas ao ano e a segunda termina tradicionalmente na capital, onde ocorreu no Centro Comboniano no bairro do Olho D´água em São Luís.

O encontro serviu para trata de assuntos relevantes para o estado, além de avaliar, refletir e planejar a ação evangelizadora do Regional NE5 da CNBB. Entre os demais assuntos tratados, o Sínodo para a Amazônia onde os bispos estarão com o Papa Francisco em Outubro para falarem da temática que está em momento fundamental para toda a região.

O presidente do Regional, Dom Sebastião Bandeira, ressalta um outro tem discutindo na privativa, a Romaria da Terra e das Águas que acontecerá em Caxias," Será um espaço fundamental para unirmos todas as Pastorais em volta desse tema que é muito importante para os pobres e para o meio ambiente". Disse.

Foram definidos também em reunião, os nome dos Bispos Referenciais para acompanhar as Pastorais, Organismos e Movimentos presentes no Regional para o quadriênio 2019-2023.

Bispos Referenciais:

1. Dom Armando Martin Gutiérrez: Pastoral Familiar

2. Dom Elio Rama: Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa

3. Dom Enemesio Lazzaris: Pastoral do Menor

4. Dom Esmeraldo Barreto de Farias: Ação Missionária

5. Dom Evaldo Carvalho: Caritas, CIMI e Pastoral da Sobriedade

6. Dom Francisco Lima: Pastoral da Educação, Cultura, Ensino Religioso e CPT

7. Dom José Belisário da Silva: PASCOM

8. Dom João Kot: Vida Religiosa Consgarada

9. Dom José Valdeci Mendes: Pastorais: Afro, Pescadores, Mulher, Carcerária, AIDS, Surdos, Ecumenismo e Diálogo Inter Religioso

10. Dom Rubival Cabral Britto: Catequese

11. Dom Sebastião Bandeira Coêlho: Ministérios Ordenados

12. Dom Sebastião Duarte: Liturgia, Laicato e CEBs

13. Dom Vilson Basso: Juventude, Movimentos ( Terço dos Homens, Apostolado e Legião de Maria).

16 visualizações0 comentário
bottom of page