top of page

Santuário do Padroeiro do Maranhão encerra novenário 2019 com procissão e missa


Quando a Igreja no mundo celebra São José de Ribamar como patrono universal, no Maranhão, e de forma particular em nossa Arquidiocese, São José de Ribamar é venerado pelos maranhenses em novenário

Após um dia de intensa programação com missas, bênçãos, batizados, confissões, os fiéis que peregrinaram ao Santuário Arquidiocesano, participaram intensamente da programação religiosa proposta pelo Santuário durante todo o 19 de março.

Após a santa missa de envio da procissão, às 15h, os devotos caminharam pela avenida principal ao lado da imagem peregrina do Padroeiro carregando suas promessas, velas, flores etc. "Eu vim agradecer a Deus pela graça alcançada por intermédio do meu santo padroeiro, o santo milagreiro", declarou a devota Maria José, 60 anos, moradora da capital.

Ao chegar a Concha Acústica, santa missa presidida pelo reitor, padre Cláudio Roberto, concelebrada pelos párocos solidários e diáconos permanentes do Santuário, marcou o encerramento da programação de missas realizadas durante o novenário 2019, que ao todo somaram mais de quarenta, desde o domingo dia 10 de março, quando iniciou o novenário.

 

"Eu venho há cinquenta anos pedir que as bênçãos de Deus continue a recair sobre minha família, filhos, netos e bisnetos, pela oração forte do meu padrinho, o padroeiro de todos os maranhenses, que como eu, amam o santo da família", contou José de Ribamar, 81 anos, morador da cidade.

 

Dia 19 de março, dia de São José

Em 1621 o Papa Gregório XV oficializa e dedica o dia 19 de março à São José e, em 1642, o Papa Urbano VIII, por sua vez, confirma as comemorações. Foi declarado Patrono da Igreja Universal pelo Papa Pio IX em 1870 e sua festa solene celebrada anualmente neste dia. Reconhecido pela Igreja como patrono universal, São José é lembrado como modelo de justiça e fidelidade aos planos de Deus; ainda, é considerado patrono da boa morte, isto, pois, teve a sorte de morrer acompanhado e consolado por Jesus e Nossa Senhora.

Próximas festas

O novenário de 10 a 19 de março é a primeira das festas do ano, ainda ocorrerão o tríduo do carpinteiro, de 28 de abril a 01 de maio; o Grande Festejo em setembro, o mês inteiro; e dezembro, tríduo da Sagrada Família, de 26 a 29. Em todas, grande número de fiéis peregrinam ao Santuário Arquidiocesano para louvar a Deus e agradecer o santo Padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar. No novenário, não diferente, romarias vindas de diferentes lugares do Maranhão e do Brasil, se fizeram presentes, como é o caso dos devotos que vieram de Viana, interior do estado, "há dez anos realizamos esta romaria, é gratificante pois revigora nossa fé e renova nossa devoção", explica José Maria, coordenador da romaria.

PALAVRA DO REITOR

Em mensagem, ao olhar para o encerramento da festa, padre Cláudio Roberto dos Santos Cruz, reitor do Santuário, agradece a Deus, a São José de Ribamar e também aos devotos:

"Queridos irmãos, devotos e devotas de São José de Ribamar, São José é padroeiro da Igreja Católica do mundo inteiro, padroeiro do nosso Santuário e do nosso querido Maranhão, pai e patrono de todos os maranhenses; hoje, dia de solenidade, festa em toda a Igreja, com muita alegria nós celebramos este momento. Alegra nosso coração, ver que multidões acorrem ao nosso Santuário para louvar a Deus e expressar gestos carinhosos de devoção ao seu servo São José (de Ribamar), alegra-nos o coração ouvir os relatos de muitos devotos que receberam de Deus graças e bênçãos pela intercessão do nosso santo. Hoje é um dia grandioso de louvor a Deus, pois São José, homem simples, de amor à família, trabalhador, recebeu de Deus o convite para ser pai adotivo de Jesus, esposo de Maria; e deu seu sim, sim confiante, sim de perseverança, de fé, e, de fato, o assumiu até o fim, até as últimas consequências! É isso que nós celebramos, o sim de São José: a grandeza, a beleza de Deus colocada em sua vida e por ele abraçado com muito carinho. O lar da Sagrada da Família, a Carpintaria de São José, foram os primeiros santuários, por isso somos gratos a Deus e a São José. Louvar a Deus e agradecer a Deus, a São José manifesta a bondade divina que Ele, o Pai, realiza entre as maravilha feitas aos seus servos para a humanidade. Obrigado Deus, Obrigado São José de ribamar. Deus abençoe a todos os devotos e devotas + em nome do Pai, e do Filho e Espírito Santo". Amém!

39 visualizações0 comentário
bottom of page