top of page

Papa Francisco nomeia bispo para a vacante diocese de Viana, no Maranhão


Comunicado na manhã desta quarta-feira (20), pela Nunciatura Apostólica no Brasil, a nomeação do padre Evaldo Carvalho dos Santos, como novo bispo para a vacante diocese de Viana, no Maranhão. Natural de Fortaleza, no Ceará, padre Evaldo cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional, em Belém (PA). Fez especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ordenado presbítero no ano de 1998, em Fortaleza, padre Evaldo já exerceu as funções de Superior Provincial da Província de Fortaleza da Congregação da Missão, de 2010 a 2016; Diretor do Seminário da Província de Fortaleza (Propedêutico, Filosofia e Teologia) no período de 2000 a 2008; Membro da Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Núcleo Fortaleza, de 2000 a 2003; Pároco da paróquia São Pedro e São Paulo, em Fortaleza, 2009, 2016 a 2018; Vigário Paroquial da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, na mesma cidade, de 2010 a 2013; Pároco da paróquia Santo Antônio em Quixeramobim, de 2018 a 2019 e Vigário Forâneo da Forania II, na diocese de Quixadá , de 2018 a 2019.

Atualmente pároco da paróquia Santo Antônio em Quixeramobim (CE), será o sexto bispo a assumir a diocese vacante, desde a saída de dom Sebastião Lima Duarte, transferido para a diocese de Caxias, no Maranhão, em dezembro de 2017. Dom Sebastião Lima Duarte, divulgou nota em saudação ao bispo eleito: “Saúdo com muita alegria ao padre Evaldo Carvalho dos Santos que aceitando nomeação da parte de nosso amado Papa Francisco, pastoreará o rebanho do Senhor na baixada maranhense. Sua presença entre nós no Maranhão será sinal do Deus que conduz seu povo através de seus pastores.

Em sua nova caminhada episcopal, o agora monsenhor ponderou “Agradeço ao Santo Padre a confiança ao eleger-me para este ministério e quero expressar publicamente a minha mais firme adesão à sua pessoa e à sua doutrina como Vigário de Cristo”. Seu lema escolhido, “Quero misericórdia”, engloba a vontade de ser um bispo que todos mereçam e assim espera somar forças, com as forças vindas da igreja que já estão presentes na diocese de Viana, onde existe uma rica e intensa história de fé. A população vianense pode esperar um bispo engajado nas políticas públicas e que também dará o apoio necessário para a comunicação pastoral e que usará os meios de comunicação para a evangelização do povo de Deus.

38 visualizações0 comentário
bottom of page