top of page

Bispos do Maranhão divulgam nota sobre atual conjuntura do país


o encontro aconteceu entre os dias 04 a 06 de fevereiro na cidade de Coroatá

Esta foi à primeira reunião de 2019, onde aconteceram mais três ao longo do ano. No encontro realizado no Morro Nossa Senhora da Piedade na cidade de Coroatá, e contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de São Luís, dom José Belisário e a presença de vários bispos das dioceses do estado.

Na assembleia que contou ainda com as principais pastorais sociais como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Pastoral da Criança, o Conselho Indigenista Missionário- (CIMI), a CEBs, entre outros. A análise da conjuntura atual foi tratada na reunião que abordou ainda sobre diversos temas, tais como as questões do momento que a sociedade esta vivendo, assim como o atual momento político e econômico na qual vive o país.

A situação real em que a sociedade está vivendo e atitudes do novo governo preocupam e ao final da reunião, os bispos resolveram divulgar uma nota sobre. Segundo dom Belisário a nota “Aborda as preocupações no momento que estamos vivendo no sentido de preocupar-se com perdas de direitos sociais, mas voltado para as pessoas pobres, tem algumas referências sobre a questão de Brumadinho em Minas Gerais de preocupação com a mineração, especialmente com a mineração aqui na Região Amazônica (São Luís) por que somos impactados com a mineração que produz muitos impactos sociais e ambientais e ás vezes as vantagens sociais são muito poucas, essas vantagens estão concentradas em grandes firmas, grandes corporações”. Afirmou o Arcebispo Metropolitano.

Existe uma preocupação muito grande com a população mais pobre e vulnerável do Maranhão, durante a conferência, os bispos fizeram uma reflexão de como a igreja pode contribuir para que o pobre tenha mais vida, sobre essa questão o Arcebispo é enfático “Nós temos uma mensagem que deve ser bem acolhida nas nossas comunidades. Nós achamos que a Igreja Católica tem uma presença significativa dentro da realidade do Maranhão e que a igreja não existe para si mesma, a igreja existe para as pessoas para o reino de Deus, então nesse sentido que a igreja possa prestar bem o seu serviço, é isso que a gente espera.” Disse.

confira a nota na integra clicando no link abaixo:

13 visualizações0 comentário
bottom of page