• Secom

20 mil devotos: expressão de fé em São José de Ribamar



O Festejo de São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, iniciado no dia 1º de setembro, segue com diversas atividades até o próximo dia 25, sob a iluminação do tema: “São José de Ribamar, Guardião da Comunhão e Protetor da Missão”.


O último final de semana foi marcado pela Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar, que saiu da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, após a missa, das 19h30 do dia 17/09, em direção ao Santuário de São José de Ribamar com uma estimativa de 20 mil participantes.


A Grande Romaria contém oito pausas que são chamadas de estações. A cada estação, é realizada a leitura do Evangelho, reflexão e oração. Tudo conduzido pelos párocos solidários. A primeira estação já é na Cohab, Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; a segunda, na Forquilha, comunidade Nossa Senhora das Graças; terceira no Lima Verde, comunidade Nossa Senhora do Carmo; quarta, no Laranjal, comunidade Nossa Senhora da Conceição; quinta, no Rio São João, comunidade São João Batista; sexta no Pindaí, comunidade Santo Antônio; sétima, São José dos Índios, comunidade São José dos Índios; e oitava na praça verde, comunidade Nossa Senhora de Fátima.


Vale ressaltar que muitos grupos, comunidades, famílias e devotos em geral fazem a sua romaria ao longo de todo o dia, e que ao longo de toda a madrugada, acontecem missas no Santuário.


A chegada dos romeiros no Santuário se deu por volta das 5h do dia 18/09, e foram recebidos com a missa de acolhida dos romeiros.


Sobre a romaria:

A Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar tem esse nome porque os devotos e romeiros são convidados a refletir sobre a vida de São José. São oito paradas, chamadas de estações da vida de São José de Ribamar.


O nome também é uma alusão à praça do Santuário, que é chamada de Caminho de São José e dispõe de oito estátuas que retratam as estações da vida de São José.


Dia de São José

No dia 19 de setembro, é celebrado o dia municipal e estadual do Padroeiro do Maranhão.


A data está em vigor desde o dia 17 de outubro de 2017, quando foi divulgada no Diário Oficial, ano CXI, Nº 193, por meio de decreto e Lei de reconhecimento, que instituiu o dia de comemoração do santo no Estado do Maranhão, pelo Governo do Estado.


Neste dia foi realizada a Romaria da Luz, uma procissão luminosa que percorreu as ruas de São José de Ribamar.


Próximas Romarias

Ainda estão previstas duas Romarias:


  • 24/09: Romaria Marítima, às 15h.

  • 25/09: Romaria de encerramento, a partir das 16h.


No dia do encerramento (25/09), às 17h, a Santa Missa será presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís, e concelebrada pelos padres do Santuário de São José de Ribamar e na presença de uma multidão de fiéis.


Toda a cobertura do Festejo do padroeiro do Maranhão, você encontra aqui.


Fotos: Pascom São José de Ribamar.

10 visualizações0 comentário