top of page

Conselho Regional de Pastorais 2019


Aconteceu na ultima quinta-feira (04), na Faculdade IESMA em São Luís, o encontro do Conselho Regional de Pastoral, compromisso esse que se realiza duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre com todos os coordenadores das Pastorais, Organismo e Movimentos a nível regional nordeste 5.

Após acolhida com oração inicial e canto do hino da Campanha da Fraternidade 2019, houve retomada da última reunião que aconteceu em outubro passado. Na pauta deste ano, foram discutidos na analise de conjuntura, a preocupação com a reforma da previdência.

O que se observa é a grande retirada dos direitos dos brasileiros mais pobres e o enriquecimento dos bancos. Todas as pastorais estão em movimento, cada uma com seus desafios, com seus efeitos e suas alegrias. Dom Sebastião Bandeira, Bispo de Coroatá e secretário do Regional CNBB-NE5, afirma que o encontro serviu para percebermos a vitalidade da igreja, " e ao mesmo nos programarmos umas ações a nível de regional para que elas possam produzir frutos."

Participaram da reunião, coordenadores das pastorais, da Pessoa Idosa, Carcerária, Vocacional, Aids, dos Surdos, Educação, Familiar, Infância Missionária, do Menor, da Mulher, da Juventude, Caritas, CIMI, CPT, Catequese e Patoral da Criança.

Para a secretária Executiva CNBB-NE 5, Matha Bispo, o evento é muito importante, por que na reunião é o momento em que todos fazem uma analise da realidade para poder ter um direcionamento de como poderá evangelizar a partir dessa realidade, " o momento mais rico e bonito, é a partilha que as Pastorais, Organismos e Movimentos fazem da sua vida, das dificuldades, das alegrias, do que estão fazendo, do trabalho e da sua caminhada", ressaltou.

O encontrou também serviu de base para o aprofundamento e reflexão dos temas da Campanha da Fraternidade deste ano e da Romaria da Terra e das Águas que ocorrerá em setembro na cidade de Caxias.

22 visualizações0 comentário
bottom of page