V Congresso da CPT é aberto oficialmente, no Maranhão
- Ariana Frós
- 21 de jul.
- 2 min de leitura

Nesta manhã de segunda-feira (21/07), aconteceu a abertura do V Congresso da Comissão Pastoral da Terra (CPT), na sede do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), no Centro de São Luís (MA). A abertura do evento contou com a participação dos bispos dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís e presidente do Regional Nordeste 5; dom Francisco Lima Soares, bispo da diocese de Carolina e referencial para a CPT Maranhão; e dom José Ionilton Lisboa, bispo da Prelazia do Marajó e presidente da CPT Nacional. Estiveram presentes ainda nesta manhã, o vice governador, Felipe Camarão; e o secretário de agricultura familiar, Bira do Pindaré.
Dom Gilberto Pastana acolheu a todos com um canto de boas-vindas. “Esperamos que vocês se sintam na casa de vocês e a extensão desse congresso deve ser a casa de vocês”, disse dom Pastana.

Já dom Francisco Lima Soares, motivou todos os participantes a acreditarem e insistirem em seus sonhos. “Nunca deixem de sonhar. No momento mais difícil da história que nós passamos. Nunca deixemos de sonhar”, disse.
“Uma palavra de gratidão. Gratidão a Deus que suscita sempre aos seus agentes para em nome dele fazer o bem, defender a vida, promover a justiça; e a CPT, como foi dito no relato histórico, através da CNBB, recebeu de Deus esse convite de encarnar aqui no Brasil, essa atividade libertadora que foi dada a Moisés no tempo passado. Gratidão a Deus por resistirmos, gratidão a vocês que fazem a CPT acontecer na base, nos regionais, nas articulações, na grande região. A vocês que estão no conselho nacional, esse congresso existe e está existindo porque vocês fizerem a história, e por isso estão aqui pra fazer esta celebração desses 50 anos”, declarou dom José Ionilton.

Nesta terça-feira (22/07), dom Gilberto Pastana presidirá a Santa Missa, prevista para às 7h30. Ao longo dos cinco dias de atividades, serão realizadas plenárias, falas dos povos e comunidades, além dos momentos de mística e celebração.
Alguns momentos serão transmitidos pelo canal do YouTube da CPT, acompanhe aqui: https://www.youtube.com/watch?v=cxFWQmSfz6A
50 anos
Com o tema “CPT 50 anos – Presença, Resistência e Profecia” e o lema “Romper Cercas e Tecer Teias: A Terra a Deus Pertence! (cf. Lv 25)”, com este V Congresso a CPT celebra 50 anos de missão profética e acompanhamento dos trabalhadores e trabalhadoras do campo em seus processos de lutas e resistências.





Comentários