top of page
  • Secom

Sinodalidade é pauta de reunião do Conselho Regional de Pastoral do Regional Nordeste 5


O Conselho Regional de Pastoral (CERP) do Regional Nordeste 5 da CNBB reuniu-se pela primeira vez neste ano, na última quarta (16), através de plataforma digital. Em destaque, o processo sinodal foi abordado pelo presidente do Regional, dom Sebastião Bandeira, intercalado por partilhas sobre o processo nas dioceses.


Padre João Maria fez uma breve análise de conjuntura para os presentes na reunião, que também refletiram sobre a ação evangelizadora, através da Pastoral da Educação, à luz da Campanha da Fraternidade 2022.


E, é esse um dos principais objetivos da reunião. Segundo a secretária executiva do Regional Nordeste 5, Martha Bispo, a reunião “tem como objetivo refletir, decidir, aconselhar a vida, a evangelização, a vida pastoral, a nossa evangelização no Regional Nordeste 5 da CNBB. E é sempre com o tema de formação e decisões da área pastoral de atuação das nossas atividades aqui no Regional. Acontece sempre de forma presencial, mas por conta da pandemia, desde 2020 estamos realizando online”, disse.


O Conselho Regional de Pastoral se reúne duas vezes por ano, segundo as diretrizes da CNBB do Maranhão, e é formado por todos os coordenadores de pastoral, organismos e movimentos, além dos doze coordenadores diocesanos de pastoral do Regional Nordeste 5 e a secretária executiva. Participa também, o presidente do Regional, dom Sebastião Bandeira Coelho, e dois bispos escolhidos pelos demais bispos do Maranhão, sendo representados nesta reunião, por dom Armando, bispo de Bacabal, e dom Evaldo, bispo de Viana.


Planejamento 2022/2024:


O Plano de Pastoral do Regional Nordeste 5 para o ano de 2022 a 2024 contará com:

  • Junho de 2022

- Acolhida da Assembleia Nacional do Laicato, de 16 a 19 de junho, em São Luís.

  • Setembro de 2022

- A 6ª SSB Maranhense, de 9 a 11, em Caxias-MA;

- Romaria da Juventude, nos dias 17 e 18, em Porto Franco-MA.

  • 2023

- 15º Intereclesial de CEBs- Rondonópolis-MT;

- Seminário Regional de Liturgia.

  • 2024

- 15ª Romaria Regional da Terra e das Águas, na diocese de Viana-MA.

20 visualizações0 comentário
bottom of page