top of page
  • Secom

Setor Juventude da Diocese de Coroatá elege nova coordenação com gratidão aos antecessores

Se alguém dissesse que a juventude de hoje não presta, eu tenho evidências bastante para dizer o contrário. Precisamos confiar nas juventudes! (Ir. Petra Kappius)




Desde 2013, vive-se no Brasil um momento de Revitalização da Pastoral Juvenil, um serviço da Igreja que tem como objetivo integrar as diferentes expressões que trabalham com a evangelização dos jovens. No Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil em Brasília nos dias 11 a 15 de dezembro de 2013 saiu o Projeto Rota 300. O Rota 300 é um conjunto de estratégias para o trabalho pastoral com as juventudes incluindo a fundação do Setor Juventude nas dioceses. A principal atividade proposta pela Pastoral Juvenil para os anos de 2016 e 2017 era o projeto Rota 300, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas paróquias do Brasil com uma programação especial para as juventudes.


No I Encontro da Pastoral Juvenil do Regional NE 5 que aconteceu em Caxias nos dias 12 e 13/12/2015 foram lançadas as propostas às dioceses, e assim foi iniciado o primeiro encontro de formação para a juventude católica da diocese de Coroatá nos dias 29/04 a 01/05/2016. Como a diocese recebeu de uma doadora uma réplica da estátua de Nossa Senhora Aparecida foi decidido realizar uma peregrinação desta replica nas paróquias da diocese culminando numa grande festa do Rota300 em Coroatá na Paróquia de São Raimundo Nonato, nos dias 27 e 28/05/2017.


No ano seguinte, de 06 a 08/04/2018, foi fundado oficialmente o Setor Juventude da diocese de Coroatá. Nomeados para a coordenação do biênio 2018-2020 foram: padre Paulo Maran Muniz como padre referencial da Juventude, Ir. Petra Kappius como assessora religiosa e Maurício Sousa como coordenador jovem apoiados por uma equipe de jovens das diversas expressões juvenis da diocese. O maior evento deste biênio era a Missão IDE que aconteceu entre os dias 10 e 14 de julho de 2019 em Itapecuru-Mirim.


A coordenação continuou no segundo biênio, 2020-2022, e no encontro de formação foi elaborado um plano de ação que não foi possível realizar por causa do COVID-19.

No VI Encontro de Formação que aconteceu de 29 a 31/07/2022 em Coroatá foi elaborado um plano de ação para o próximo biênio 2022-2023 e tomou posse uma nova coordenação.


Nova coordenação

Agora o novo padre referencial da juventude da diocese é padre Arnon Costa e o coordenador jovem Raimundo Nonato Silva dos Santos de Itapecuru-Mirim. Com certeza eles vão realizar um bom trabalho no acompanhamento das juventudes nos próximos anos.


Agradecimento


O tempo do trabalho na coordenação do Setor Juventude para mim agora finda. Quero agradecer em primeiro momento ao nosso bispo, dom Sebastião Bandeira, por confiar em mim e por sempre ajudar e fortalecer o trabalho com a juventude. Me sinto agradecida e alegre por trabalhar em conjunto nestes anos. Quero também agradecer a padre Paulo Maran por sua amizade e companheirismo e ao nosso coordenador jovem Maurício Sousa por sua dedicação, seu entusiasmo e sua habilidade de criar amizades como também todos os jovens que contribuíram, e especialmente aqueles que fizeram parte das duas coordenações.

Muitas pessoas falam que o trabalho com a juventude é difícil, e uma vez por outra pode ser. Mas, aquilo que se recebe de volta não se compara. Estou grata por conhecer tantos jovens comprometidos com a Igreja, jovens que não são só o futuro, mas também o presente de nossa Igreja, jovens, que se dedicam e fazem tudo para chegar nos encontros ou contribuir nas nossas ações, com dinheiro ou sem dinheiro, com tempo ou sem tempo, jovens que passaram por tempos difíceis, mas mesmo assim estavam presentes. Se alguém dissesse que a juventude de hoje não presta, eu tenho evidências bastante para dizer o contrário. Precisamos confiar nas juventudes! E aos jovens quero dizer: Não desanimem, depois de um tempo difícil, como o tempo do Coronavírus, vai chegar um novo dia, novas possibilidades, uma nova esperança, como as palavras do nosso último encontro falam: JOVEM, NÃO TENHAS MEDO! LANÇA-TE EM ÁGUAS MAIS PROFUNDAS.


Pascom Catedral de Coroatá-MA

Texto e fotos: Ir. Petra Kappius

7 visualizações0 comentário
bottom of page