top of page
  • Secom

Seminaristas do Regional Nordeste 5 participam do 4º Congresso Missionário dos Seminaristas



Reunidos na Paraíba desde a última segunda-feira (11), os Seminaristas do Brasil participam do 4° Congresso Missionário Nacional dos Seminaristas. Juntos, refletem o tema "Missão ‘ad gentes’ na formação de Seminaristas" inspirados pela palavra de Deus "Sereis minhas testemunhas até os confins da terra" (At 1, 8).


O encontro anima e aprimora a formação Missionária dos futuros presbíteros no Brasil, e de modo especial, no Maranhão, fazendo com que todos tenham a consciência de que a missão é a natureza da Igreja, onde a missão da Igreja é ser a Igreja da missão. Em terras paraibanas, convivendo e partilhando com uma grande parcela dos Seminaristas, formadores, bispos, padres, freiras e leigos do Brasil, os formandos Maranhenses revigoram suas energias e impulsionam-se para a missão “ad gentes” na formação.


Regional Nordeste 5


Do Regional Nordeste 5 participam 10 seminaristas, e o padre Paulo Celso, reitor do seminário da diocese de Pinheiro e diretor espiritual do COMISE do Regional Nordeste 5.


Gabriel Camberimba, seminarista da diocese de Imperatriz, participa pela primeira vez do congresso, e destaca, sobretudo, os momentos de reflexões sobre as diversas realidades vividas pelos seminaristas, conforme sua região.


“Estamos reunidos aqui neste congresso para discutir e entender, contemplar esses novos desafios que enfrentamos na missão, em nossa formação seminarística. Estar aqui, sobretudo, reunidos todos os seminaristas do Brasil inteiro de várias realidades diferentes sobre a sua escuta, sobre esse contemplar da missão em nossas realidades”, afirmou.


Perspectivas e desafios do 4º Congresso com Ítalo Lima


Ítalo Lima, presidente do Comise Nacional. Foto: arquivo pessoal

Gentilmente, o seminarista da diocese de Coroatá, João Eduardo, que é o atual coordenador do COMISE do Regional Nordeste 5, fez uma entrevista com o presidente do COMISE Nacional e missionário Clarentiano, Ítalo Lima. Confira a entrevista, na íntegra, a seguir:


Portal CNBB-MA: Este é o 4º Congresso, sendo o primeiro após a pandemia, como foi pra comissão preparar este evento?


Ítalo Lima: Foi muito difícil organizar esse congresso. Tivemos aí dois anos de pandemia, então como realizar um congresso desse tipo, reunindo diversos seminaristas, de diversas partes do Brasil, em um único lugar, tendo que atender todos os protocolos de distanciamento, de álcool gel? Então, foi um desafio muito grande, mas uma coisa era nosso objetivo, era nosso propósito: era o de reencontrar todos os discípulos missionários de Jesus Cristo que são seminaristas em um único lugar. Depois de dois anos de pandemia, o desânimo muitas vezes bateu na porta, muitas vezes o fantasma do desânimo e da fraqueza de fé também. Então, era urgente organizar este Congresso para que os seminaristas pudessem renovar as suas forças na missão.


Portal CNBB-MA: Com esses dias de encontro, quais luzes serão apontadas, ou seja, quais encaminhamentos os seminaristas poderão levar para acender a chama missionária em suas dioceses e em seu caminhar vocacional?


Ítalo Lima: Depois desse tempo de pandemia que tivemos, então agora os seminaristas poderão refletir sobre a missão “ad gentes” por isso o nosso intuito era esse: primeiro de reencontrar os amigos, de reencontrar todos aqueles que só se conhecia pelas redes sociais, para que encontrando aqui em João Pessoa pudéssemos reacender essa chama da missão para que possamos evangelizar em todos os meus possíveis e também os meus limites possíveis, por isso o tema “missão ad gentes” na formação de Seminaristas e "Sereis minhas testemunhas até os confins da terra" para que a gente possa evangelizar até os confins sejam eles geográficos ou existenciais.


Portal CNBB-MA: Todos os regionais do Brasil estão sendo representados? Quais são os números hoje do Congresso?


Ítalo Lima: Hoje, o COMISE é o seguimento de missão que mais cresce aqui no Brasil. Isso foi os dados da última pesquisa feita pelas Pontifícias Obras Missionárias que o monsenhor Maurício da Silva Jardim, presidente das POM das Américas, me falou ontem (12). Então, é uma alegria muito grande e, de fato, nós estamos aqui com todos os 18 regionais da CNBB representados e também tem não só os seminaristas diocesanos, mas também os seminaristas das diversas casas de formação religiosas espalhadas por todo Brasil.


Portal CNBB-MA: Deixe uma mensagem aos seminaristas do Maranhão:


Ítalo Lima: Aos seminaristas do Regional Nordeste 5, ao meu querido estado do Maranhão, o meu forte abraço e ânimo na missão porque Cristo não vale a pena ele vale a nossa vida.


O 4º Congresso Missionário dos Seminaristas (COMINSE) segue até o domingo (17), na arquidiocese da Paraíba.


Texto da redação com contribuição de Gabriel Camberimba e João Eduardo

Fotos: Pontifícias obras missionárias


57 visualizações0 comentário
bottom of page